O USO DA SÉRIE SUPERNATURAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DOS ESTADOS DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125420 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1315 "inscrito_id" => 1589 "titulo" => "O USO DA SÉRIE SUPERNATURAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DOS ESTADOS DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO" "resumo" => "As tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, e no campo educacional não poderia ser diferente. Com o advento dessas tecnologias, os professores podem ampliar o campo pedagógico na medida em que surgem novas maneiras e possibilidades educacionais, isto porque com o avanço das TICs novas oportunidades de comunicação emergiram, destacando-se a televisão, que teve um papel significativo na disseminação de informações. Este meio inovador, aliado à criação de seriados televisivos, intensificou a exploração dos recursos audiovisuais. No entanto, vale ressaltar que ainda há professores que persistem em utilizar métodos tradicionais de ensino, ou seja, que priorizam a memorização de fórmulas e conceitos. Além disso, é comum presenciar que muitos professores têm dificuldades de relacionar os conceitos de Químicas com o cotidiano dos discentes. Como exemplo o caso do assunto de oxidação e redução, em outras palavras ganhos e perdas de elétrons, sendo que muitos discentes sentem dificuldades em identificar quem oxidar e quem reduz. Desse modo, o presente artigo propõe a utilização da série "Supernatural" como uma proposta didática para trabalhar os conceitos de oxidação e redução. Essa série criada pela Worner Bros conta a história de dois irmãos norte-americanos que atravessam o país no combate ao sobrenatural. Através da contextualização dos elementos apresentados na série, busca-se trazer os conceitos microscópico presente na Química para o macroscópio. A pesquisa se baseia na revisão bibliográfica dos seguintes autores (SOUZA;LEITE,2018),(LOCATELLI; MACUGLIA, 2018) entre outros autores. Através dessa revisão, espera-se que a série possa corroborar com o ensino pedagógico, especialmente no campo oxidação e redução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1589_TB1315_30102025233958.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS BARBOZA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "José Lucas" "autor_email" => "jlbarboza284@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125420 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1315 "inscrito_id" => 1589 "titulo" => "O USO DA SÉRIE SUPERNATURAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DOS ESTADOS DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO" "resumo" => "As tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, e no campo educacional não poderia ser diferente. Com o advento dessas tecnologias, os professores podem ampliar o campo pedagógico na medida em que surgem novas maneiras e possibilidades educacionais, isto porque com o avanço das TICs novas oportunidades de comunicação emergiram, destacando-se a televisão, que teve um papel significativo na disseminação de informações. Este meio inovador, aliado à criação de seriados televisivos, intensificou a exploração dos recursos audiovisuais. No entanto, vale ressaltar que ainda há professores que persistem em utilizar métodos tradicionais de ensino, ou seja, que priorizam a memorização de fórmulas e conceitos. Além disso, é comum presenciar que muitos professores têm dificuldades de relacionar os conceitos de Químicas com o cotidiano dos discentes. Como exemplo o caso do assunto de oxidação e redução, em outras palavras ganhos e perdas de elétrons, sendo que muitos discentes sentem dificuldades em identificar quem oxidar e quem reduz. Desse modo, o presente artigo propõe a utilização da série "Supernatural" como uma proposta didática para trabalhar os conceitos de oxidação e redução. Essa série criada pela Worner Bros conta a história de dois irmãos norte-americanos que atravessam o país no combate ao sobrenatural. Através da contextualização dos elementos apresentados na série, busca-se trazer os conceitos microscópico presente na Química para o macroscópio. A pesquisa se baseia na revisão bibliográfica dos seguintes autores (SOUZA;LEITE,2018),(LOCATELLI; MACUGLIA, 2018) entre outros autores. Através dessa revisão, espera-se que a série possa corroborar com o ensino pedagógico, especialmente no campo oxidação e redução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1589_TB1315_30102025233958.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS BARBOZA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "José Lucas" "autor_email" => "jlbarboza284@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }