CURRÍCULOS MUNICIPAIS E BNCC: CONVERGÊNCIAS, DISSONÂNCIAS E PRÁTICAS EM CIDADES DE PERNAMBUCO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124898 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 280 "inscrito_id" => 3953 "titulo" => "CURRÍCULOS MUNICIPAIS E BNCC: CONVERGÊNCIAS, DISSONÂNCIAS E PRÁTICAS EM CIDADES DE PERNAMBUCO" "resumo" => "O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa maior, na qual tem por objetivo analisar e comparar os Currículos Municipais do Estado de Pernambuco juntamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), partindo do pressuposto que a BNCC é um documento oficial em que os municípios devem se espelhar para a construção dos seus currículos. Como procedimento metodológico utilizamos uma pesquisa documental a partir das análises dos currículos de alguns municípios (Recife, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Araçoiaba, Olinda). Para análise utilizamos a Análise Categoral de Bardin (2016), na qual elencamos categorias de acordo com as análises documental. Os resultados mostraram que alguns municípios ainda não tem seu currículo próprio por entenderem que devem seguir a BNCC ou o Currículo do Estado de Pernambuco e que só desenvolveram seus Organizadores Curriculares para auxiliar os docentes na sala de aula. Já os municípios que desenvolveram seus currículos, observamos ser uma cópia melhorada da BNCC. É preciso que os municípios que ainda não construíram seu currículo repense a forma de como vai abordar seu currículo a realidade do docente para que o mesmo tenha respaldo e possa utilizá-lo na elaboração das suas aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3953_TB280_18102025083741.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA SANTOS MARTINS DE ARAUJO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIOLA" "autor_email" => "fabiolaoliveira2007@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124898 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 280 "inscrito_id" => 3953 "titulo" => "CURRÍCULOS MUNICIPAIS E BNCC: CONVERGÊNCIAS, DISSONÂNCIAS E PRÁTICAS EM CIDADES DE PERNAMBUCO" "resumo" => "O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa maior, na qual tem por objetivo analisar e comparar os Currículos Municipais do Estado de Pernambuco juntamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), partindo do pressuposto que a BNCC é um documento oficial em que os municípios devem se espelhar para a construção dos seus currículos. Como procedimento metodológico utilizamos uma pesquisa documental a partir das análises dos currículos de alguns municípios (Recife, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Araçoiaba, Olinda). Para análise utilizamos a Análise Categoral de Bardin (2016), na qual elencamos categorias de acordo com as análises documental. Os resultados mostraram que alguns municípios ainda não tem seu currículo próprio por entenderem que devem seguir a BNCC ou o Currículo do Estado de Pernambuco e que só desenvolveram seus Organizadores Curriculares para auxiliar os docentes na sala de aula. Já os municípios que desenvolveram seus currículos, observamos ser uma cópia melhorada da BNCC. É preciso que os municípios que ainda não construíram seu currículo repense a forma de como vai abordar seu currículo a realidade do docente para que o mesmo tenha respaldo e possa utilizá-lo na elaboração das suas aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3953_TB280_18102025083741.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA SANTOS MARTINS DE ARAUJO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIOLA" "autor_email" => "fabiolaoliveira2007@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }