Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDER COM E NA NATUREZA: CAMINHOS PARA O DESEMPAREDAMENTO DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128888
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9504
    "inscrito_id" => 19541
    "titulo" => "APRENDER COM E NA NATUREZA: CAMINHOS PARA O DESEMPAREDAMENTO DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL"
    "resumo" => "O presente estudo reflete sobre a educação integrada à natureza como estratégia pedagógica para o desemparedamento dos estudantes, conceito que compreende a superação dos limites físicos e simbólicos impostos pelo ensino exclusivamente em espaços fechados. Fundamentada nos princípios da Educação baseada na Natureza (EbN), que reconhece o meio natural como ambiente vivo de aprendizagem, interação e desenvolvimento integral, esta pesquisa objetiva analisar práticas que promovam uma aprendizagem contextualizada e sensível às necessidades dos estudantes da educação pública brasileira. A abordagem parte do entendimento de que o contato frequente com a natureza estimula a autonomia, a curiosidade, a criatividade e o engajamento socioambiental dos estudantes, ao mesmo tempo em que fortalece seus vínculos com o meio natural e amplia a conexão com os ecossistemas, proporcionando uma aprendizagem significativa e contextualizada. O estudo foi desenvolvido a partir do Programa Escolas Baseadas na Natureza, promovido pelo Instituto Motiva, Instituto Crescer e Instituto Allana, que, por meio da formação continuada de educadores(as), potencializa os ideais de uma educação vinculada à natureza. Destaca-se que a EbN contribui para a formação de sujeitos sensíveis, críticos e comprometidos com o cuidado ambiental desde a base, impulsionando um processo educativo que ultrapassa os muros da escola. Ao reconhecer a importância de integrar a Educação baseada na Natureza no currículo e espaço escolar, evidencia-se a necessidade de políticas públicas e ações coletivas que incentivem o uso com intencionalidade educativa de espaços naturais como extensão fértil da sala de aula — como laboratórios vivos e territórios do brincar e aprender com e na natureza. Mesmo em contextos onde as escolas são totalmente concretadas, existem caminhos possíveis para essa integração por meio de estratégias acessíveis, articuladas e de mobilização educativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19541_TB9504_20102025180554.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES"
    "autor_email" => "tamires.rodrigues@ufpe.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128888
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9504
    "inscrito_id" => 19541
    "titulo" => "APRENDER COM E NA NATUREZA: CAMINHOS PARA O DESEMPAREDAMENTO DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL"
    "resumo" => "O presente estudo reflete sobre a educação integrada à natureza como estratégia pedagógica para o desemparedamento dos estudantes, conceito que compreende a superação dos limites físicos e simbólicos impostos pelo ensino exclusivamente em espaços fechados. Fundamentada nos princípios da Educação baseada na Natureza (EbN), que reconhece o meio natural como ambiente vivo de aprendizagem, interação e desenvolvimento integral, esta pesquisa objetiva analisar práticas que promovam uma aprendizagem contextualizada e sensível às necessidades dos estudantes da educação pública brasileira. A abordagem parte do entendimento de que o contato frequente com a natureza estimula a autonomia, a curiosidade, a criatividade e o engajamento socioambiental dos estudantes, ao mesmo tempo em que fortalece seus vínculos com o meio natural e amplia a conexão com os ecossistemas, proporcionando uma aprendizagem significativa e contextualizada. O estudo foi desenvolvido a partir do Programa Escolas Baseadas na Natureza, promovido pelo Instituto Motiva, Instituto Crescer e Instituto Allana, que, por meio da formação continuada de educadores(as), potencializa os ideais de uma educação vinculada à natureza. Destaca-se que a EbN contribui para a formação de sujeitos sensíveis, críticos e comprometidos com o cuidado ambiental desde a base, impulsionando um processo educativo que ultrapassa os muros da escola. Ao reconhecer a importância de integrar a Educação baseada na Natureza no currículo e espaço escolar, evidencia-se a necessidade de políticas públicas e ações coletivas que incentivem o uso com intencionalidade educativa de espaços naturais como extensão fértil da sala de aula — como laboratórios vivos e territórios do brincar e aprender com e na natureza. Mesmo em contextos onde as escolas são totalmente concretadas, existem caminhos possíveis para essa integração por meio de estratégias acessíveis, articuladas e de mobilização educativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19541_TB9504_20102025180554.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES"
    "autor_email" => "tamires.rodrigues@ufpe.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo reflete sobre a educação integrada à natureza como estratégia pedagógica para o desemparedamento dos estudantes, conceito que compreende a superação dos limites físicos e simbólicos impostos pelo ensino exclusivamente em espaços fechados. Fundamentada nos princípios da Educação baseada na Natureza (EbN), que reconhece o meio natural como ambiente vivo de aprendizagem, interação e desenvolvimento integral, esta pesquisa objetiva analisar práticas que promovam uma aprendizagem contextualizada e sensível às necessidades dos estudantes da educação pública brasileira. A abordagem parte do entendimento de que o contato frequente com a natureza estimula a autonomia, a curiosidade, a criatividade e o engajamento socioambiental dos estudantes, ao mesmo tempo em que fortalece seus vínculos com o meio natural e amplia a conexão com os ecossistemas, proporcionando uma aprendizagem significativa e contextualizada. O estudo foi desenvolvido a partir do Programa Escolas Baseadas na Natureza, promovido pelo Instituto Motiva, Instituto Crescer e Instituto Allana, que, por meio da formação continuada de educadores(as), potencializa os ideais de uma educação vinculada à natureza. Destaca-se que a EbN contribui para a formação de sujeitos sensíveis, críticos e comprometidos com o cuidado ambiental desde a base, impulsionando um processo educativo que ultrapassa os muros da escola. Ao reconhecer a importância de integrar a Educação baseada na Natureza no currículo e espaço escolar, evidencia-se a necessidade de políticas públicas e ações coletivas que incentivem o uso com intencionalidade educativa de espaços naturais como extensão fértil da sala de aula — como laboratórios vivos e territórios do brincar e aprender com e na natureza. Mesmo em contextos onde as escolas são totalmente concretadas, existem caminhos possíveis para essa integração por meio de estratégias acessíveis, articuladas e de mobilização educativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.