APRENDER COM E NA NATUREZA: CAMINHOS PARA O DESEMPAREDAMENTO DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL
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Fundamentada nos princípios da Educação baseada na Natureza (EbN), que reconhece o meio natural como ambiente vivo de aprendizagem, interação e desenvolvimento integral, esta pesquisa objetiva analisar práticas que promovam uma aprendizagem contextualizada e sensível às necessidades dos estudantes da educação pública brasileira. A abordagem parte do entendimento de que o contato frequente com a natureza estimula a autonomia, a curiosidade, a criatividade e o engajamento socioambiental dos estudantes, ao mesmo tempo em que fortalece seus vínculos com o meio natural e amplia a conexão com os ecossistemas, proporcionando uma aprendizagem significativa e contextualizada. O estudo foi desenvolvido a partir do Programa Escolas Baseadas na Natureza, promovido pelo Instituto Motiva, Instituto Crescer e Instituto Allana, que, por meio da formação continuada de educadores(as), potencializa os ideais de uma educação vinculada à natureza. Destaca-se que a EbN contribui para a formação de sujeitos sensíveis, críticos e comprometidos com o cuidado ambiental desde a base, impulsionando um processo educativo que ultrapassa os muros da escola. Ao reconhecer a importância de integrar a Educação baseada na Natureza no currículo e espaço escolar, evidencia-se a necessidade de políticas públicas e ações coletivas que incentivem o uso com intencionalidade educativa de espaços naturais como extensão fértil da sala de aula — como laboratórios vivos e territórios do brincar e aprender com e na natureza. Mesmo em contextos onde as escolas são totalmente concretadas, existem caminhos possíveis para essa integração por meio de estratégias acessíveis, articuladas e de mobilização educativa." 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