O LUGAR DA FILOSOFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127464 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5944 "inscrito_id" => 14708 "titulo" => "O LUGAR DA FILOSOFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A pesquisa é fruto da participação da disciplina “introdução a filosofia da Educação: uma tradição literária”, ofertada na linha de Pesquisa Cultura, Filosofia e História da Educação, no segundo semestre de 2024, no curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo - USP. O presente trabalho tem objetivo analisar como livros didáticos da coleção “prisma” do ensino médio, aprovados pelo PNLD, estruturam o conhecimento filosófico. Nesse sentido, a pesquisa procura identificar a organização temas filosóficos abordados na coleção utilizada por uma escola estadual da cidade de Marabá/PA. Para realização do trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa e exploratória proposta por Gil (1999). Como procedimento metodológico da pesquisa, recorreu-se ao conceito de análise das fontes de discurso de Mikhail Bakhtin (2014). A pesquisa realizada revelou que os livros didáticos aprovados pelo PNLD, selecionados para o estudo, apresentam temas de filosofia na sua estrutura curricular. Os livros investigados promovem a inclusão de diversos temas própria filosofia. Além disso, busca-se equilibrar temas clássicos e contemporâneos, ao integrar pensadores clássicos (Sócrates, Platão Hobbes) e os modernos (Foucault e Deleuze), visando ampliar o alcance do pensamento filosófico. Também foi observado que muitos temas são conectados a questões atuais, como o mundo do trabalho, o consumismo, a tecnologia e as desigualdade sociais. Esses conteúdos procuram aplicar a filosofia de forma prática, promovendo uma perspectiva interdisciplinar que reflete uma visão ampla e atualizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14708_TB5944_29102025155502.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN BIZERRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "ALAN" "autor_email" => "alanmartinsdr23@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127464 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5944 "inscrito_id" => 14708 "titulo" => "O LUGAR DA FILOSOFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A pesquisa é fruto da participação da disciplina “introdução a filosofia da Educação: uma tradição literária”, ofertada na linha de Pesquisa Cultura, Filosofia e História da Educação, no segundo semestre de 2024, no curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo - USP. O presente trabalho tem objetivo analisar como livros didáticos da coleção “prisma” do ensino médio, aprovados pelo PNLD, estruturam o conhecimento filosófico. Nesse sentido, a pesquisa procura identificar a organização temas filosóficos abordados na coleção utilizada por uma escola estadual da cidade de Marabá/PA. Para realização do trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa e exploratória proposta por Gil (1999). Como procedimento metodológico da pesquisa, recorreu-se ao conceito de análise das fontes de discurso de Mikhail Bakhtin (2014). A pesquisa realizada revelou que os livros didáticos aprovados pelo PNLD, selecionados para o estudo, apresentam temas de filosofia na sua estrutura curricular. Os livros investigados promovem a inclusão de diversos temas própria filosofia. Além disso, busca-se equilibrar temas clássicos e contemporâneos, ao integrar pensadores clássicos (Sócrates, Platão Hobbes) e os modernos (Foucault e Deleuze), visando ampliar o alcance do pensamento filosófico. Também foi observado que muitos temas são conectados a questões atuais, como o mundo do trabalho, o consumismo, a tecnologia e as desigualdade sociais. Esses conteúdos procuram aplicar a filosofia de forma prática, promovendo uma perspectiva interdisciplinar que reflete uma visão ampla e atualizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14708_TB5944_29102025155502.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN BIZERRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "ALAN" "autor_email" => "alanmartinsdr23@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }