Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LUGAR DA FILOSOFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127464
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5944
    "inscrito_id" => 14708
    "titulo" => "O LUGAR DA FILOSOFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A pesquisa é fruto da participação da disciplina “introdução a filosofia da Educação: uma tradição literária”, ofertada na linha de Pesquisa Cultura, Filosofia e História da Educação, no segundo semestre de 2024, no curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo - USP. O presente trabalho tem objetivo analisar como livros didáticos da coleção “prisma” do ensino médio, aprovados pelo PNLD, estruturam o conhecimento filosófico. Nesse sentido, a pesquisa procura identificar a organização temas filosóficos abordados na coleção utilizada por uma escola estadual da cidade de Marabá/PA. Para realização do trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa e exploratória proposta por Gil (1999). Como procedimento metodológico da pesquisa, recorreu-se ao conceito de análise das fontes de discurso de Mikhail Bakhtin (2014). A pesquisa realizada revelou que os livros didáticos aprovados pelo PNLD, selecionados para o estudo, apresentam temas de filosofia na sua estrutura curricular. Os livros investigados promovem a inclusão de diversos temas própria filosofia. Além disso, busca-se equilibrar temas clássicos e contemporâneos, ao integrar pensadores clássicos (Sócrates, Platão Hobbes) e os modernos (Foucault e Deleuze), visando ampliar o alcance do pensamento filosófico. Também foi observado que muitos temas são conectados a questões atuais, como o mundo do trabalho, o consumismo, a tecnologia e as desigualdade sociais. Esses conteúdos procuram aplicar a filosofia de forma prática, promovendo uma perspectiva interdisciplinar que reflete uma visão ampla e atualizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14708_TB5944_29102025155502.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN BIZERRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "ALAN"
    "autor_email" => "alanmartinsdr23@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127464
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5944
    "inscrito_id" => 14708
    "titulo" => "O LUGAR DA FILOSOFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A pesquisa é fruto da participação da disciplina “introdução a filosofia da Educação: uma tradição literária”, ofertada na linha de Pesquisa Cultura, Filosofia e História da Educação, no segundo semestre de 2024, no curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo - USP. O presente trabalho tem objetivo analisar como livros didáticos da coleção “prisma” do ensino médio, aprovados pelo PNLD, estruturam o conhecimento filosófico. Nesse sentido, a pesquisa procura identificar a organização temas filosóficos abordados na coleção utilizada por uma escola estadual da cidade de Marabá/PA. Para realização do trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa e exploratória proposta por Gil (1999). Como procedimento metodológico da pesquisa, recorreu-se ao conceito de análise das fontes de discurso de Mikhail Bakhtin (2014). A pesquisa realizada revelou que os livros didáticos aprovados pelo PNLD, selecionados para o estudo, apresentam temas de filosofia na sua estrutura curricular. Os livros investigados promovem a inclusão de diversos temas própria filosofia. Além disso, busca-se equilibrar temas clássicos e contemporâneos, ao integrar pensadores clássicos (Sócrates, Platão Hobbes) e os modernos (Foucault e Deleuze), visando ampliar o alcance do pensamento filosófico. Também foi observado que muitos temas são conectados a questões atuais, como o mundo do trabalho, o consumismo, a tecnologia e as desigualdade sociais. Esses conteúdos procuram aplicar a filosofia de forma prática, promovendo uma perspectiva interdisciplinar que reflete uma visão ampla e atualizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14708_TB5944_29102025155502.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN BIZERRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "ALAN"
    "autor_email" => "alanmartinsdr23@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa é fruto da participação da disciplina “introdução a filosofia da Educação: uma tradição literária”, ofertada na linha de Pesquisa Cultura, Filosofia e História da Educação, no segundo semestre de 2024, no curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo - USP. O presente trabalho tem objetivo analisar como livros didáticos da coleção “prisma” do ensino médio, aprovados pelo PNLD, estruturam o conhecimento filosófico. Nesse sentido, a pesquisa procura identificar a organização temas filosóficos abordados na coleção utilizada por uma escola estadual da cidade de Marabá/PA. Para realização do trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa e exploratória proposta por Gil (1999). Como procedimento metodológico da pesquisa, recorreu-se ao conceito de análise das fontes de discurso de Mikhail Bakhtin (2014). A pesquisa realizada revelou que os livros didáticos aprovados pelo PNLD, selecionados para o estudo, apresentam temas de filosofia na sua estrutura curricular. Os livros investigados promovem a inclusão de diversos temas própria filosofia. Além disso, busca-se equilibrar temas clássicos e contemporâneos, ao integrar pensadores clássicos (Sócrates, Platão Hobbes) e os modernos (Foucault e Deleuze), visando ampliar o alcance do pensamento filosófico. Também foi observado que muitos temas são conectados a questões atuais, como o mundo do trabalho, o consumismo, a tecnologia e as desigualdade sociais. Esses conteúdos procuram aplicar a filosofia de forma prática, promovendo uma perspectiva interdisciplinar que reflete uma visão ampla e atualizada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.