Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS EM SALA MULTIDISCIPLINAR, COMO SUPORTE EDUCACIONAL PARA CRIANÇAS NEURODIVERGENTES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Diante das demandas evidenciadas no campo da educação básica, frente à complexidade dos transtornos neurodivergentes na infância, como TEA, TDAH e dislexia, atualmente as escolas buscam uma abordagem multidisciplinar para intervenção e suporte educacional dessas pessoas. Esses transtornos impactam não apenas a aprendizagem, mas também o desenvolvimento social e emocional das crianças (OLIVEIRA, ET AL, 2024). Para isto, faz-se necessário o uso de recursos práticos para tornar o processo de ensino-aprendizagem efetivo e inclusivo dentro e fora da sala de aula regular. Neste cenário, o plano educacional individualizado do aluno somado ao papel educadores para a construção de saberes é importante adaptar às práticas pedagógicas. Segundo Sousa e Bringel (2023), incluir e garantir a aprendizagem desses alunos é dever das escolas, e o medidor se tornou indispensável nesse progresso, considerando esses fatores, o presente trabalho teve como objetivo explorar e avaliar as diferentes abordagens multidisciplinares para a intervenção e suporte educacional de crianças com transtornos neurodivergentes na escola Literato, em Serra Talhada -PE, no ano letivo de 2024, a partir das vivências com o uso de ferramentas, como: jogos pedagógicos diversificados, pranchas de comunicação alternativa e aumentativa (CAA) impressos e aplicativos digitais. Por base no banco de dados de alunos matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, cerca de 55 alunos com laudo, desses 80% dos casos apresentaram evolução no processo de aprendizagem a partir das práticas mediadas na sala de recursos multidisciplinares, que favorecem melhor bem-estar e aproveitamento de conteúdos didáticos conforme o perfil do aluno. Assim, constatou-se nos resultados avaliativos dos bimestres que a metodologia citada elevou o nível de aprendizagem e avanço curricular nas áreas de linguagens, exatas e humanas.

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