IMPACTOS DO USO ABUSIVO DE TELAS NA INFÂNCIA E O POTENCIAL DO BRINCAR COMO ESTRATÉGIA COMPARTILHADA ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E PSICÓLOGO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127209 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5396 "inscrito_id" => 14067 "titulo" => "IMPACTOS DO USO ABUSIVO DE TELAS NA INFÂNCIA E O POTENCIAL DO BRINCAR COMO ESTRATÉGIA COMPARTILHADA ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E PSICÓLOGO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "Nas últimas décadas, profissionais de saúde e educação ao redor do mundo têm debatido acerca das repercussões do uso excessivo de aparelhos eletrônicos durante o crescimento e desenvolvimento das crianças, bem como os impactos causados no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e na ausência, cada vez mais significativa, de atividades lúdicas na infância. Este artigo tem como objetivo refletir sobre os efeitos da exposição prolongada às telas e levantar, com base na literatura recente, estratégias que vêm sendo discutidas para a redução dos danos do uso abusivo dessas tecnologias, especialmente por meio da valorização do brincar na escola, na clínica psicológica e no ambiente familiar. O método adotado consiste em uma revisão integrativa de estudos publicados nos últimos cinco anos, abordando não apenas os prejuízos causados pela cultura digital na infância, mas também as práticas e técnicas propostas para resgatar o brincar como recurso protetivo. Os dados analisados indicam que os infantes crescem cada vez mais inseridos em ambientes mediados por tecnologias como computadores, internet, videogames e celulares, distanciando-se das experiências corporais e sociais promovidas pelas brincadeiras. Essa imersão precoce e prolongada nas telas pode alterar padrões de pensamento e comportamento, impactando negativamente o desenvolvimento infantil. Diante disso, torna-se fundamental estabelecer uma aliança entre família e escola para mediar o uso das tecnologias e aplicar estratégias capazes de substituir gradualmente o tempo de tela por vivências significativas. Nesse processo, o psicólogo pode atuar como mediador entre os dois contextos, auxiliando na construção de práticas voltadas para a melhoria do comportamento infantil e das relações familiares e escolares. As evidências reforçam que o brincar é essencial para o desenvolvimento integral da criança, sendo uma ferramenta potente para minimizar os riscos associados à exposição excessiva às telas, como a Nomofobia, e fortalecer os vínculos afetivos e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14067_TB5396_29102025223245.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO VICTOR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO SILVA" "autor_email" => "silvarodrigov2@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA (FCST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127209 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5396 "inscrito_id" => 14067 "titulo" => "IMPACTOS DO USO ABUSIVO DE TELAS NA INFÂNCIA E O POTENCIAL DO BRINCAR COMO ESTRATÉGIA COMPARTILHADA ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E PSICÓLOGO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "Nas últimas décadas, profissionais de saúde e educação ao redor do mundo têm debatido acerca das repercussões do uso excessivo de aparelhos eletrônicos durante o crescimento e desenvolvimento das crianças, bem como os impactos causados no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e na ausência, cada vez mais significativa, de atividades lúdicas na infância. Este artigo tem como objetivo refletir sobre os efeitos da exposição prolongada às telas e levantar, com base na literatura recente, estratégias que vêm sendo discutidas para a redução dos danos do uso abusivo dessas tecnologias, especialmente por meio da valorização do brincar na escola, na clínica psicológica e no ambiente familiar. O método adotado consiste em uma revisão integrativa de estudos publicados nos últimos cinco anos, abordando não apenas os prejuízos causados pela cultura digital na infância, mas também as práticas e técnicas propostas para resgatar o brincar como recurso protetivo. Os dados analisados indicam que os infantes crescem cada vez mais inseridos em ambientes mediados por tecnologias como computadores, internet, videogames e celulares, distanciando-se das experiências corporais e sociais promovidas pelas brincadeiras. Essa imersão precoce e prolongada nas telas pode alterar padrões de pensamento e comportamento, impactando negativamente o desenvolvimento infantil. Diante disso, torna-se fundamental estabelecer uma aliança entre família e escola para mediar o uso das tecnologias e aplicar estratégias capazes de substituir gradualmente o tempo de tela por vivências significativas. Nesse processo, o psicólogo pode atuar como mediador entre os dois contextos, auxiliando na construção de práticas voltadas para a melhoria do comportamento infantil e das relações familiares e escolares. As evidências reforçam que o brincar é essencial para o desenvolvimento integral da criança, sendo uma ferramenta potente para minimizar os riscos associados à exposição excessiva às telas, como a Nomofobia, e fortalecer os vínculos afetivos e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14067_TB5396_29102025223245.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO VICTOR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO SILVA" "autor_email" => "silvarodrigov2@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA (FCST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }