APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DE OFICINAS: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127803 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6673 "inscrito_id" => 7964 "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DE OFICINAS: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL" "resumo" => "Este trabalho investigou a efetividade de uma metodologia de ensino mais participativa, com o objetivo de promover a aprendizagem de forma prática e lúdica no ambiente escolar. A estratégia de ensino utilizada foi a oficina, por se tratar de uma metodologia ativa que possibilita a abordagem de objetos do conhecimento de maneira interdisciplinar e experiencial. A experiência foi desenvolvida no componente curricular Oficina do Saber, integrando as áreas de Linguagens e Tecnologias e Ciências da Natureza, especificamente nas disciplinas de Educação Física e Ciências, com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de tempo integral, localizada na cidade de Macapá. O objetivo da pesquisa foi analisar de que forma a aplicação da estratégia de ensino por meio de oficina pode contribuir para a promoção da aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de observações e da análise dos materiais produzidos durante as oficinas. O referencial teórico foi fundamentado em autores como Anastasiou e Alves (2004), Oliveira (2018) e Vieira e Volquind (1997). A análise dos dados indicou que a utilização dessa estratégia de ensino mostrou-se eficaz para promover aprendizagens mais significativas, valorizando a construção do conhecimento de forma participativa, investigativa e crítica, além de favorecer o desenvolvimento da capacidade de análise, argumentação e reflexão dos alunos diante de situações do cotidiano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7964_TB6673_16102025164638.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE THAIZE DE OLIVEIRA RAMOS" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinne-thaize@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127803 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6673 "inscrito_id" => 7964 "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DE OFICINAS: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL" "resumo" => "Este trabalho investigou a efetividade de uma metodologia de ensino mais participativa, com o objetivo de promover a aprendizagem de forma prática e lúdica no ambiente escolar. A estratégia de ensino utilizada foi a oficina, por se tratar de uma metodologia ativa que possibilita a abordagem de objetos do conhecimento de maneira interdisciplinar e experiencial. A experiência foi desenvolvida no componente curricular Oficina do Saber, integrando as áreas de Linguagens e Tecnologias e Ciências da Natureza, especificamente nas disciplinas de Educação Física e Ciências, com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de tempo integral, localizada na cidade de Macapá. O objetivo da pesquisa foi analisar de que forma a aplicação da estratégia de ensino por meio de oficina pode contribuir para a promoção da aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de observações e da análise dos materiais produzidos durante as oficinas. O referencial teórico foi fundamentado em autores como Anastasiou e Alves (2004), Oliveira (2018) e Vieira e Volquind (1997). A análise dos dados indicou que a utilização dessa estratégia de ensino mostrou-se eficaz para promover aprendizagens mais significativas, valorizando a construção do conhecimento de forma participativa, investigativa e crítica, além de favorecer o desenvolvimento da capacidade de análise, argumentação e reflexão dos alunos diante de situações do cotidiano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7964_TB6673_16102025164638.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE THAIZE DE OLIVEIRA RAMOS" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinne-thaize@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }