DO ENSINO SUPERIOR AO PROTAGONISMO PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO SEMIPRESENCIAL E SEUS IMPACTOS
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Entre 2014 e 2020, a atuação como tutora intérprete de Libras em uma instituição privada de ensino superior semipresencial possibilitou a implementação de estratégias educacionais adaptadas às necessidades linguísticas e culturais dos alunos surdos. A Educação a Distância (EaD), apesar de suas limitações, como a escassez de atividades presenciais, emergiu como uma solução para a inclusão educacional, proporcionando flexibilidade e acessibilidade a este público. O referencial teórico adotado fundamenta-se nos estudos de Vilela (2024), que discutem a expansão da EaD como resposta às demandas educacionais de grupos marginalizados, incluindo os surdos. Além disso, a pesquisa baseia-se na premissa de que a adaptação das práticas pedagógicas, com o respeito às especificidades da Libras e do português como segunda língua, é essencial para a promoção de um ambiente inclusivo e para o sucesso acadêmico de estudantes surdos. A metodologia utilizada envolveu a análise das estratégias de mediação pedagógica e a adaptação de conteúdos, em colaboração com os tutores presenciais, com o objetivo de garantir a comunicação eficaz e a aprendizagem significativa. Os resultados evidenciam que, apesar dos desafios típicos da EaD, os estudantes surdos alcançaram sucesso acadêmico e profissional, com cinco dos seis alunos aprovados em concurso público da Secretaria Estadual de Educação durante a graduação, e um deles ingressando no mestrado em Educação Inclusiva. Todos os alunos continuam envolvidos em movimentos sociais voltados à cultura surda, o que demonstra a eficácia da EaD como instrumento de empoderamento e protagonismo profissional para surdos." 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