ESQUIZODRAMA E INTERSECCIONALIDADE NA ESCOLA: UMA APOSTA NA POTÊNCIA CRIATIVA DE ESTUDANTES ADOLESCENTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125145 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 817 "inscrito_id" => 7590 "titulo" => "ESQUIZODRAMA E INTERSECCIONALIDADE NA ESCOLA: UMA APOSTA NA POTÊNCIA CRIATIVA DE ESTUDANTES ADOLESCENTES" "resumo" => "Este trabalho apresenta parte dos resultados da pesquisa intitulada Construindo uma práxis de pesquisa-intervenção psicossocial na educação, desenvolvida com financiamento da FAPEMIG/UEMG/Divinópolis. O objetivo central é criar uma práxis escolar, orientada por aspectos analíticos - institucionais – esquizodramáticos, voltada para a intervenção nos processos coletivos grupais que envolvem a comunidade escolar e, no recorte deste trabalho, dos/das estudantes adolescentes. Entende-se que a complexidade que envolve intervenções psicossociais no ambiente escolar carrega em si a necessidade de uma busca ampliada de saberes transversalizados e capazes de provocar reflexões críticas acerca das opressões sociais que enfraquecem as possibilidades da experiência dos laços afetivos entre as pessoas e os espaços partilhados. A proposta de intervenção é realizada numa escola pública na cidade Divinópolis-MG, com turmas de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. O percurso teórico-metodológico se apoia no esquizodrama, desenvolvido por Gregório Baremblitt na década de 70, em diálogo com o marco teórico e temático da Psicologia Social Crítica, em especial com foco na interseccionalidade entre gênero, raça, classe e pessoas com necessidades específicas. Os resultados da pesquisa indicam que o esquizodrama em diálogo com a interseccionalidade oferece um olhar analítico para o compartilhamento de um conjunto de práticas nas quais as expressões criativas, corporais e estéticas auxiliam na apropriação e ressignificação da realidade cotidiana. Tal perspectiva contribui para que o espaço de convivência escolar encontre brechas que (des)organizam a rigidez instituída e possibilite a participação dos/das estudantes adolescentes no reconhecimento de suas potencialidades criativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7590_TB817_22102025181925.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ HELENA SILVA MEDEIROS DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ CASTRO" "autor_email" => "beatrizhelena2005@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125145 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 817 "inscrito_id" => 7590 "titulo" => "ESQUIZODRAMA E INTERSECCIONALIDADE NA ESCOLA: UMA APOSTA NA POTÊNCIA CRIATIVA DE ESTUDANTES ADOLESCENTES" "resumo" => "Este trabalho apresenta parte dos resultados da pesquisa intitulada Construindo uma práxis de pesquisa-intervenção psicossocial na educação, desenvolvida com financiamento da FAPEMIG/UEMG/Divinópolis. O objetivo central é criar uma práxis escolar, orientada por aspectos analíticos - institucionais – esquizodramáticos, voltada para a intervenção nos processos coletivos grupais que envolvem a comunidade escolar e, no recorte deste trabalho, dos/das estudantes adolescentes. Entende-se que a complexidade que envolve intervenções psicossociais no ambiente escolar carrega em si a necessidade de uma busca ampliada de saberes transversalizados e capazes de provocar reflexões críticas acerca das opressões sociais que enfraquecem as possibilidades da experiência dos laços afetivos entre as pessoas e os espaços partilhados. A proposta de intervenção é realizada numa escola pública na cidade Divinópolis-MG, com turmas de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. O percurso teórico-metodológico se apoia no esquizodrama, desenvolvido por Gregório Baremblitt na década de 70, em diálogo com o marco teórico e temático da Psicologia Social Crítica, em especial com foco na interseccionalidade entre gênero, raça, classe e pessoas com necessidades específicas. Os resultados da pesquisa indicam que o esquizodrama em diálogo com a interseccionalidade oferece um olhar analítico para o compartilhamento de um conjunto de práticas nas quais as expressões criativas, corporais e estéticas auxiliam na apropriação e ressignificação da realidade cotidiana. Tal perspectiva contribui para que o espaço de convivência escolar encontre brechas que (des)organizam a rigidez instituída e possibilite a participação dos/das estudantes adolescentes no reconhecimento de suas potencialidades criativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7590_TB817_22102025181925.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ HELENA SILVA MEDEIROS DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ CASTRO" "autor_email" => "beatrizhelena2005@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }