Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA PEDAGÓGICA DAS BRINQUEDOTECAS NA DEFESA DA REFORMA URBANA E DIREITO A CIDADE.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência é resultado do “Curso Formação de Brinquedista” , oferecido pela Universidade Estadual do Tocantins Campus Araguatins ao longo do segundo semestre de 2024, o curso surge a partir da constatação da brinquedoteca como uma demanda social na realidade da própria universidade. O presente relato objetiva descrever a vivência formativa ao longo da atividade, refletindo sobre a importância do espaço educativo, com ênfase na defesa da reforma urbana e direito a cidade. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa narrativa e descritiva, realizado na instituição Unitins - Campus Araguatins, com professores e acadêmicos do curso de Pedagogia e membros da comunidade externa, abrangendo uma dimensão teórica e um encontro prático, com mediadoras formadas na área da pedagogia e da psicologia. Um dos livros de referência na organização do curso foi “ O direito das crianças à cidade: perspectivas desde o Brasil e Portugal”, de autoria de M. a. Gobbi, publicado em 2022. O resultado, trouxe como contexto de reflexão para os participantes, a problematização da violação do direito a cidade, das diferentes configurações familiares e infâncias, as teorias do desenvolvimento humano e a criação de jogos e brincadeiras, que não somente proporcionam lazer, mas também estimulam habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a partir da mediação adequada pelo brinquedista. A partir dessa experiência, conclui-se que o curso “Formação de Brinquedista” abriu o leque das possibilidades para atuação do pedagogo e de seu compromisso social.

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