JOGOS EDUCATIVOS: UMA ABORDAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM ALUNOS ATÍPICOS DO ENSINO MÉDIO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128384 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8274 "inscrito_id" => 18202 "titulo" => "JOGOS EDUCATIVOS: UMA ABORDAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM ALUNOS ATÍPICOS DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "O artigo retrata as possíveis estratégias para a ampliação da competência escrita em alunos atípicos no Ensino Médio. Sabe-se que, cada aluno tem a sua necessidade educativa, logo a inclusão faz parte deste processo na prática escolar. Partindo deste pressuposto, o objetivo do trabalho é analisar as bases teóricas do desenvolvimento da escrita por autores na área psicopedagógica. O trabalho justifica-se pela importância dos jogos para o desenvolvimento dos jovens com a problemática na escrita. A pesquisa exploratória, por meio do levantamento bibliográfico e pesquisa. O levantamento bibliográfico trará fundamentação teórica de autores reconhecidos na área de estudo e conceitos que nortearão a pesquisa na escrita abstrata em alunos atípicos do ensino médio e as dificuldades encontradas no processo de aquisição da escrita. Apresenta também embasamento teórico de autores renomados na área de ensino-aprendizagem como: Ferreiro, Teberosky, Gallahue, Ozmun e Goodway. Portanto, analisando a problemática da escrita em alunos atípicos do ensino médio, nota-se o obstáculo na escrita de poucos alunos, logo surge à busca por atividades feitas, por estudiosos no assunto, para auxiliar estes jovens no seu desenvolvimento educativo. Deste modo, propiciando a discussão crítica sobre a prática pedagógica, com base no desenvolvimento cognitivo e atividades que auxiliam o docente em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18202_TB8274_22102025102211.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE CARNEIRO BARRIO" "autor_nome_curto" => "ROSEANE" "autor_email" => "roseanept528@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128384 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8274 "inscrito_id" => 18202 "titulo" => "JOGOS EDUCATIVOS: UMA ABORDAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM ALUNOS ATÍPICOS DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "O artigo retrata as possíveis estratégias para a ampliação da competência escrita em alunos atípicos no Ensino Médio. Sabe-se que, cada aluno tem a sua necessidade educativa, logo a inclusão faz parte deste processo na prática escolar. Partindo deste pressuposto, o objetivo do trabalho é analisar as bases teóricas do desenvolvimento da escrita por autores na área psicopedagógica. O trabalho justifica-se pela importância dos jogos para o desenvolvimento dos jovens com a problemática na escrita. A pesquisa exploratória, por meio do levantamento bibliográfico e pesquisa. O levantamento bibliográfico trará fundamentação teórica de autores reconhecidos na área de estudo e conceitos que nortearão a pesquisa na escrita abstrata em alunos atípicos do ensino médio e as dificuldades encontradas no processo de aquisição da escrita. Apresenta também embasamento teórico de autores renomados na área de ensino-aprendizagem como: Ferreiro, Teberosky, Gallahue, Ozmun e Goodway. Portanto, analisando a problemática da escrita em alunos atípicos do ensino médio, nota-se o obstáculo na escrita de poucos alunos, logo surge à busca por atividades feitas, por estudiosos no assunto, para auxiliar estes jovens no seu desenvolvimento educativo. Deste modo, propiciando a discussão crítica sobre a prática pedagógica, com base no desenvolvimento cognitivo e atividades que auxiliam o docente em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18202_TB8274_22102025102211.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE CARNEIRO BARRIO" "autor_nome_curto" => "ROSEANE" "autor_email" => "roseanept528@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }