Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DE UMA FEIRA DE TECNOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E ROBÓTICA EDUCACIONAL EM UMA ESCOLA PARTICULAR DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM - PA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho relata a experiência de um monitor do laboratório multidisciplinar em uma escola particular, com o objetivo de analisar as contribuições de uma feira de tecnologia como ferramenta de ensino e aprendizagem em Ciências e Robótica Educacional. A Feira de Tecnologia do Centro Educacional Paraíso do Estudante (FETECEPE) foi idealizada por um graduando de Licenciatura em Ciências Naturais, inicialmente através de uma exposição científica dos projetos desenvolvidos durante as aulas de Robótica, agora, evoluída para a exposição conjunta com os alunos, na quadra poliesportiva, aberta à comunidade escolar, visando à democratização do conhecimento científico e tecnológico, discutindo e refletindo as: tendências, desafios e possibilidades das tecnologias através da prototipagem de projetos criativos. O estudo foi realizado em uma escola particular, localizada no bairro popular da região metropolitana de Belém- PA, com as turmas do ensino fundamental: 7° ao 9° ano, anos finais. O evento organizou-se por meio das seguintes etapas: 1. Planejamento; 2. Organização das equipes, apresentação do tema e distribuição dos subtemas; 3. Pesquisa, produção e design do protótipo robótico; 4. Planejamento e execução da montagem mecânica, eletrônica e estrutural dos robôs acessíveis; 5. Oficinas de prototipagem; 6. Testes dos protótipos; 7. Execução da feira. Diante do exposto, conclui-se: embora desafiadora em termos organizacionais devido à sua dimensão, sucedeu com efetividade devido a colaboração conjunta dos envolvidos. Entre os benefícios observados, destacam-se o desenvolvimento prático da aprendizagem, o engajamento juvenil, a promoção da cultura científica, a prototipagem de projetos, a criatividade, a psicomotricidade e a cooperatividade. Ademais, a experiência contribuiu significativamente para a formação do futuro professor, proporcionando vivência docente desde o planejamento até a execução da feira, enriquecendo seu repertório e desenvolvendo estratégias inovadoras e ativas de ensino-aprendizagem.

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