PRÁTICA DOCENTE E ENSINO HÍBRIDO: APLICAÇÃO E RESULTADOS DO LABORATÓRIO ROTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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A proposta de intervenção elaborada por licenciandos em Computação do IFPE - Campus Afogados, visa o ensino de informática básica para alunos do 7° ano do ensino fundamental, buscando a preparação para a sociedade vigente, que está cada vez mais conectada. A metodologia adotada baseou-se no modelo de laboratório rotacional, que consiste na divisão da turma em grupos para revezamento do laboratório, integrando atividades práticas com momentos expositivos em sala. Utilizaram-se ferramentas de edição texto e a conexão com a Internet, focando na aprendizagem ativa e desenvolvimento de habilidades tecnológicas através de tarefas orientadas e tutoria individualizada. Tal ação só foi possível por causa do PIBID, que possibilita o compartilhamento da turma entre o professor responsável e os alunos do programa, que trabalham como auxiliares na prática docente. A aplicação deste modelo gerou impactos positivos na aprendizagem dos alunos, na participação e na realização das tarefas. A tutoria individualizada favoreceu o acompanhamento das dificuldades, promovendo um ambiente mais inclusivo e centrado no estudante, a abordagem se mostrou eficaz para integrar teoria e prática. Apesar dos problemas estruturais encontrados na escola parceira, foi possível observar que o sucesso da abordagem está fortemente ligado à atuação do professor como mediador, compreendendo as adversidades e sabendo contorná-las, ampliando sua capacidade de lidar com diferentes estratégias pedagógicas de forma crítica e contextualizada. Assim, a metodologia se mostra promissora, mas exige adaptações contínuas para garantir inclusão e equidade no processo de aprendizagem, sendo uma forte alternativa para driblar os desafios para o ensino da informática em escolas municipais que sofrem com o déficit estrutural." 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