Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PILHA DE SOBREVIVÊNCIA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE ELETROQUÍMICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de eletroquímica enfrenta desafios devido a falta de contextualização entre teoria e prática. Nota-se que os alunos apresentam dificuldade na compreensão do assunto, falta de interesse e dificuldade na formação do pensamento crítico científico. Essa situação demonstra a urgência de implementar métodos de ensino que busquem incrementar a participação dos alunos e a formação de um ambiente de aprendizado mais ativo, desafiador e inspirador. A prática de experiências aliada ao aprendizado fundamentado em problemas favorece uma melhor contextualização, independência e a formação de um espaço mais envolvente, onde o trabalho conjunto e a inovação prosperam de maneira mais eficaz. Portanto a prática “pilha de sobrevivência” teve como objetivo contextualizar o ensino de eletroquímica em uma turma do segundo ano do curso técnico em química integrado ao ensino médio do IFAL. Foi criado um cenário catastrófico onde houve o desafio de construir uma pilha funcional com materiais limitados para acender um conjunto de lâmpadas LED. Durante a atividade, a classe foi repartida em equipes, com cada equipe recebendo um kit de materiais para estudar e construir as pilhas. Após finalizar a tarefa, os estudantes precisaram expor o resultado criado em um formato de seminário. A avaliação das equipes foi realizada com base na análise da eficácia da pilha, se ela conseguiu acender a lâmpada ou não, além das apresentações dos seminários pelos alunos. A eficiência da metodologia foi avaliada pelos discentes via formulário eletrônico, sendo demonstrado que a maioria dos discentes considerou a abordagem mais motivadora do que as aulas tradicionais. A aplicação da atividade prática mostrou-se eficiente para superar os desafios relacionados ao ensino de eletroquímica, proporcionando uma aprendizagem contextualizada do assunto e evidenciando a importância da inclusão de novas metodologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem.

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