Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA DOCENTE NA PEDAGOGIA HOSPITALAR: ENTRE OS OS PARADIGMAS DA SAÚDE E O DIREITO À EDUCAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Discutir os conceitos de saúde e a inter-relação entre educação e saúde mostra-se fundamental para compreender de que maneira o adoecimento infantil impacta o processo de escolarização. Ao longo da história da humanidade, diferentes paradigmas foram atribuídos à definição do estado pleno de saúde. Inicialmente, o conceito de saúde restringia-se exclusivamente a parâmetros biológicos, sendo compreendido como a mera ausência de patologias e o adequado funcionamento do organismo. À medida que evoluíram as concepções sobre o cuidado com a população, a ênfase deslocou-se da abordagem curativa para a preventiva, superando os paradigmas reducionistas até então predominantes. Nesse sentido, Kuhn (1962, p. 116) afirma que “consideramos revoluções científicas aqueles episódios [...] nos quais um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituído por um novo, incompatível com o anterior”. O adoecimento infantil interfere diretamente no desenvolvimento intelectual, uma vez que o progresso do processo de ensino-aprendizagem está condicionado ao estado harmônico de saúde do indivíduo. Além de afetar aspectos físicos, a enfermidade frequentemente desencadeia desequilíbrios emocionais, sendo comum entre crianças e adolescentes acometidos por patologias. A hospitalização, por sua vez, gera uma série de sentimentos, instabilidades e emoções, ocasionadas principalmente pela imposição de uma nova realidade que fragiliza não apenas os pacientes, mas também seus familiares. De acordo com Matos e Mugiatti (2009), essa realidade pode ser compreendida como uma “enfermidade social”, provocada pela segregação decorrente da doença. A pedagogia hospitalar, regulamentada por legislações específicas há mais de duas décadas, busca mitigar os impactos negativos da hospitalização no percurso educacional dos estudantes. Contudo, os docentes que atuam nesse contexto ainda enfrentam diversos desafios e limitações que permeiam o exercício da prática pedagógica. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar os desafios da prática docente no ambiente hospitalar, articulando os paradigmas de saúde ao direito à educação.

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