OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126183 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2926 "inscrito_id" => 7216 "titulo" => "OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PB" "resumo" => "Este artigo tem como objeto de estudo as contribuições dos resultados das avaliações da fluência em leitura que permitem identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra onde sejam desenvolvidas ações que consolidem seu processo de alfabetização, para a construção de boas práticas da gestão para a aprendizagem. Consideramos os processos de organização, aplicação, análise de resultados com feedback, acompanhamento pedagógico e intervenção pedagógica, de suma importância na gestão da aprendizagem dos estudantes matriculados no 2° ano da Rede de Ensino do Município de Campina Grande-PB. Durante o ano letivo, são realizadas as avaliações diagnóstica, formativa e somativa para observar o que os estudantes consolidaram e o que é necessário ressignificar nos processos de ensino e de aprendizagem para alcançar as metas projetadas. Nessa perspectiva, traz como objetivo geral compreender como acontecem as práticas pedagógicas para o processo de alfabetização e proficiência em leitura, dos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental, com base nos resultados das avaliações externas, e como objetivos específicos: verificar a participação dos estudantes na avaliação: do total de estudantes previstos para realizar a avaliação, quantos, de fato, realizaram, ou, pelo menos, que a taxa de participação seja maior ou igual a 80%; refletir sobre as estratégias aplicadas para o alcance de resultados positivos e discutir estratégias de aprendizagem a partir dos resultados das avaliações de larga escala, realizadas no ano de 2023 e 2024; e analisar as práticas pedagógicas e o processo de intervenção nessa etapa, nas turmas do 2º ano. O estudo caracteriza-se como quantitativo, pois avalia os resultados da Avaliação de Fluência em Leitura CAED/PARC; e qualitativo, ao considerar a análise teórica embasada em Luckesi (2014) e Moretto (2010) sobre avaliação da aprendizagem, Moretto (2011) sobre planejamento da educação para o desenvolvimento de competências e Look (2011) sobre gestão pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7216_TB2926_10112025112548.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA APARECIDA CEZÁRIO" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA" "autor_email" => "ja_nayna2@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126183 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2926 "inscrito_id" => 7216 "titulo" => "OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PB" "resumo" => "Este artigo tem como objeto de estudo as contribuições dos resultados das avaliações da fluência em leitura que permitem identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra onde sejam desenvolvidas ações que consolidem seu processo de alfabetização, para a construção de boas práticas da gestão para a aprendizagem. Consideramos os processos de organização, aplicação, análise de resultados com feedback, acompanhamento pedagógico e intervenção pedagógica, de suma importância na gestão da aprendizagem dos estudantes matriculados no 2° ano da Rede de Ensino do Município de Campina Grande-PB. Durante o ano letivo, são realizadas as avaliações diagnóstica, formativa e somativa para observar o que os estudantes consolidaram e o que é necessário ressignificar nos processos de ensino e de aprendizagem para alcançar as metas projetadas. Nessa perspectiva, traz como objetivo geral compreender como acontecem as práticas pedagógicas para o processo de alfabetização e proficiência em leitura, dos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental, com base nos resultados das avaliações externas, e como objetivos específicos: verificar a participação dos estudantes na avaliação: do total de estudantes previstos para realizar a avaliação, quantos, de fato, realizaram, ou, pelo menos, que a taxa de participação seja maior ou igual a 80%; refletir sobre as estratégias aplicadas para o alcance de resultados positivos e discutir estratégias de aprendizagem a partir dos resultados das avaliações de larga escala, realizadas no ano de 2023 e 2024; e analisar as práticas pedagógicas e o processo de intervenção nessa etapa, nas turmas do 2º ano. O estudo caracteriza-se como quantitativo, pois avalia os resultados da Avaliação de Fluência em Leitura CAED/PARC; e qualitativo, ao considerar a análise teórica embasada em Luckesi (2014) e Moretto (2010) sobre avaliação da aprendizagem, Moretto (2011) sobre planejamento da educação para o desenvolvimento de competências e Look (2011) sobre gestão pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7216_TB2926_10112025112548.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA APARECIDA CEZÁRIO" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA" "autor_email" => "ja_nayna2@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }