CONTRIBUIÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS BILÍNGUES PARA O ENSINO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS SURDAS: EXPERIÊNCIAS DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LIBRAS DO CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE DO PARFOR EQUIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128733 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9199 "inscrito_id" => 9185 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS BILÍNGUES PARA O ENSINO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS SURDAS: EXPERIÊNCIAS DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LIBRAS DO CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE DO PARFOR EQUIDADE" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo analisar como os materiais didáticos bilíngues podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de crianças surdas. Esta pesquisa partiu de experiências no contexto da disciplina de Introdução à Libras do curso de Pedagogia Bilíngue do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) Equidade. onde culminou na produção de um material didático bilíngue, concebido como parte de uma atividade prática da disciplina. O referencial teórico que fundamenta este estudo inclui os autores: Capovilla (2006), Felipe (2005), Honora (2009) e Salles (2004), que discutem o ensino da Libras, o bilinguismo e a inclusão. Durante as aulas, observamos que estratégias lúdicas — como jogos, histórias sinalizadas e materiais visuais — promovem maior engajamento entre os alunos, facilitando a aprendizagem e o uso funcional da Libras em situações comunicativas. A metodologia se ancora numa abordagem qualitativa e relato de experiência. Nosso grupo trabalhou com o tema "Calendário e advérbios de tempo", elaborando dois recursos principais: um dominó com os meses do ano e uma caixa com setas ilustradas, cada uma representando um advérbio temporal em Libras. O material foi cuidadosamente pensado para respeitar as especificidades linguísticas e culturais da comunidade surda. Os resultados apontam que a utilização de recursos lúdicos não apenas dinamiza as aulas, como também favorece a aprendizagem significativa e a inclusão. Concluímos que práticas pedagógicas acessíveis e criativas fortalecem a formação de futuros profissionais mais sensíveis à diversidade linguística." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9185_TB9199_30102025203037.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA COSTA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "APARECIDA" "autor_email" => "maria.oliveira90298@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128733 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9199 "inscrito_id" => 9185 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS BILÍNGUES PARA O ENSINO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS SURDAS: EXPERIÊNCIAS DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LIBRAS DO CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE DO PARFOR EQUIDADE" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo analisar como os materiais didáticos bilíngues podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de crianças surdas. Esta pesquisa partiu de experiências no contexto da disciplina de Introdução à Libras do curso de Pedagogia Bilíngue do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) Equidade. onde culminou na produção de um material didático bilíngue, concebido como parte de uma atividade prática da disciplina. O referencial teórico que fundamenta este estudo inclui os autores: Capovilla (2006), Felipe (2005), Honora (2009) e Salles (2004), que discutem o ensino da Libras, o bilinguismo e a inclusão. Durante as aulas, observamos que estratégias lúdicas — como jogos, histórias sinalizadas e materiais visuais — promovem maior engajamento entre os alunos, facilitando a aprendizagem e o uso funcional da Libras em situações comunicativas. A metodologia se ancora numa abordagem qualitativa e relato de experiência. Nosso grupo trabalhou com o tema "Calendário e advérbios de tempo", elaborando dois recursos principais: um dominó com os meses do ano e uma caixa com setas ilustradas, cada uma representando um advérbio temporal em Libras. O material foi cuidadosamente pensado para respeitar as especificidades linguísticas e culturais da comunidade surda. Os resultados apontam que a utilização de recursos lúdicos não apenas dinamiza as aulas, como também favorece a aprendizagem significativa e a inclusão. Concluímos que práticas pedagógicas acessíveis e criativas fortalecem a formação de futuros profissionais mais sensíveis à diversidade linguística." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9185_TB9199_30102025203037.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA COSTA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "APARECIDA" "autor_email" => "maria.oliveira90298@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }