EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA IDOSOS: UMA PRÁTICA DE CUIDADO, DIREITOS E DIGNIDADE NO ENVELHECIMENTO
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Segundo Ministério da Saúde, a educação em saúde é um processo educativo de construção de conhecimentos que visa à apropriação dos temas pela população, fortalecendo sua autonomia em relação às escolhas de cuidado (FALKENBERG, 2014). Na odontologia, esse processo é fundamental para empoderar idosos, muitas vezes marginalizados, em relação à sua própria saúde bucal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que a educação em saúde deve ter como foco a ação da população, buscando, a adoção de padrões de vida saudáveis, o uso consciente dos serviços de saúde e a capacidade de tomar decisões informadas para melhorar a saúde individual e coletiva (LEVY et al., 2016) Trabalhar a inclusão no âmbito educativo implica reconhecer e superar barreiras físicas, sociais e culturais que limitam o acesso dos idosos aos serviços odontológicos. Promover os direitos humanos exige que esses sejam respeitados em sua dignidade, autonomia e diversidade de experiências. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, embasada em publicações científicas recentes, documentos do Ministério da Saúde e diretrizes da Organização Mundial da Saúde, buscando compreender práticas educativas voltadas para a promoção da autonomia dos idosos. O respeito à diversidade cultural convida os profissionais a dialogar com os diferentes saberes e práticas que os idosos trazem, favorecendo estratégias de educação em saúde mais eficazes e acolhedoras. Conclui-se que integrar a inclusão, os direitos humanos e a valorização das diversas culturas na educação em saúde bucal é essencial para promover um envelhecimento digno, fortalecendo a cidadania e a qualidade de vida da população idosa." 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