ÁGUACAST: PODCAST COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA SUSTENTABILIDADE HÍDRICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
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Os resultados revelaram elevada aderência conceitual (94,3% dos avaliadores consideraram a proposta totalmente vinculada à área de Ciências Ambientais e ao projeto “Tecnologias e Mídia na Educação”), alto grau de inovação (94,3%), aplicabilidade prática e potencial de impacto educacional (ambos 85,7%), além de reconhecimento da complexidade intrínseca à produção de mídias digitais (74,3%). Esses indicadores demonstram não apenas a eficácia do podcast como ferramenta pedagógica, mas também seu poder de fomentar protagonismo estudantil, alfabetização científico-tecnológica e a incorporação de hábitos sustentáveis. Como desdobramento, recomenda-se a ampliação do projeto para outras redes escolares, o estabelecimento de parcerias com órgãos gestores de recursos hídricos e a inclusão de avaliações longitudinais que mensurem a efetividade do ÁguaCast na mudança de comportamentos, consolidando-o como recurso estratégico para a educação ambiental no Ensino Fundamental." 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