O JOGO “QUEM SOU EU?” COMO RECURSO LÚDICO E INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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A proposta articula os componentes de Língua Portuguesa, Ciências e Artes com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura, escuta, oralidade e escrita de maneira lúdica e significativa. A sequência é composta por quatro aulas planejadas de forma progressiva: início com roda de conversa e levantamento de conhecimentos prévios; introdução ao jogo com mediação docente; realização de desafios colaborativos em grupo; e culminância com produção artística e textual. O jogo, cujas cartas trazem categorias como animais e objetos, favorece o levantamento de hipóteses, a formulação de perguntas com base em pistas e o uso da linguagem. A proposta está ligada em metodologias ativas que valorizam a infância e a aprendizagem pela brincadeira. Além disso, estimula o pensamento dedutivo e o raciocínio lógico em situações comunicativas reais, promovendo o uso da linguagem em contextos significativos. 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