Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO “QUEM SOU EU?” COMO RECURSO LÚDICO E INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática voltada ao processo de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, na Escola José Sobreira de Amorim, situada em Fortaleza, CE, utilizando o jogo “Quem Sou Eu?” como recurso pedagógico interdisciplinar. A proposta articula os componentes de Língua Portuguesa, Ciências e Artes com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura, escuta, oralidade e escrita de maneira lúdica e significativa. A sequência é composta por quatro aulas planejadas de forma progressiva: início com roda de conversa e levantamento de conhecimentos prévios; introdução ao jogo com mediação docente; realização de desafios colaborativos em grupo; e culminância com produção artística e textual. O jogo, cujas cartas trazem categorias como animais e objetos, favorece o levantamento de hipóteses, a formulação de perguntas com base em pistas e o uso da linguagem. A proposta está ligada em metodologias ativas que valorizam a infância e a aprendizagem pela brincadeira. Além disso, estimula o pensamento dedutivo e o raciocínio lógico em situações comunicativas reais, promovendo o uso da linguagem em contextos significativos. Como resultados esperados, destaca-se a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da argumentação oral e a construção de frases simples com coerência e criatividade, contribuindo para um processo de alfabetização mais dinâmico, participativo e integrador. No campo da alfabetização, o uso de estratégias lúdicas, como os jogos didáticos, possibilita que a linguagem escrita seja experimentada de maneira significativa, contribuindo para o desenvolvimento da oralidade, da escuta, da argumentação e da produção textual (SOARES, 2004). A interdisciplinaridade, por sua vez, amplia o alcance dessas experiências, articulando diferentes áreas do conhecimento em torno de práticas que respeitam o tempo e o modo de aprender da criança (FREIRE, 1996).

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