CONEXÕES DIDÁTICAS E INCLUSIVAS ENVOLVENDO LIBRAS E ENSINO PARA SURDOS E SURDOCEGOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128122 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7589 "inscrito_id" => 1600 "titulo" => "CONEXÕES DIDÁTICAS E INCLUSIVAS ENVOLVENDO LIBRAS E ENSINO PARA SURDOS E SURDOCEGOS" "resumo" => "Apresentam-se os resultados de quatro estudos desenvolvidos no âmbito do projeto de pesquisa guarda-chuva Libras e Ensino (2021-2024), construídos a partir das demandas da educação de surdos e surdocegos e das afinidades temáticas do/as pesquisador/as envolvidos. Nesta etapa, buscou-se refletir sobre os processos de ensino-aprendizagem e as práticas pedagógicas e os recursos didáticos envolvendo a Libras e seus usuários e voltados ao exercício da docência na educação básica inclusiva. O primeiro estudo, voltado ao ensino de ciências para surdos, envolveu o desenvolvimento de um jogo sobre bioquímica. Os resultados indicam o potencial da ludicidade como ferramenta de ensino, mas também a necessidade urgente de aprofundar pesquisas sobre sinais-termos específicos da área científica. O segundo estudo propôs materiais manipuláveis para o ensino da Escrita de Sinais (SignWriting), com foco em sua acessibilidade a surdos e surdocegos. Os testes iniciais destacam a relevância da proposta, sugerindo sua ampliação e validação em diferentes contextos educacionais. O terceiro estudo promoveu reflexões sobre o ensino de matemática para estudantes com surdocegueira, revelando uma preocupante escassez de pesquisas e formações docentes na área, refletida também na baixa participação de respondentes. Tal ausência evidencia barreiras de permanência ainda presentes no ambiente escolar. Por fim, a revisão sobre a Educação Sexual Emancipatória Intencional (ESEI) para surdos demonstrou uma lacuna teórica e prática quanto à produção de materiais acessíveis e contextualizados. Com base na visão socioantropológica da surdez (Skliar, 1999), os quatro estudos evidenciam a urgência de mais investimentos em práticas pedagógicas visualmente acessíveis e em formações específicas para docentes que atuam com surdos e surdocegos. Como desdobramentos futuros, propõem-se: a organização de glossários visuais em Libras para áreas científicas específicas; o aperfeiçoamento de materiais táteis voltados à surdocegueira; e a produção de sequências didáticas interdisciplinares que integrem Libras, tecnologias assistivas e temáticas sensíveis, como a educação sexual intencional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1600_TB7589_27102025175232.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABÍOLA SUCUPIRA FERREIRA SELL" "autor_nome_curto" => "FABÍOLA" "autor_email" => "fabiolafsell@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128122 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7589 "inscrito_id" => 1600 "titulo" => "CONEXÕES DIDÁTICAS E INCLUSIVAS ENVOLVENDO LIBRAS E ENSINO PARA SURDOS E SURDOCEGOS" "resumo" => "Apresentam-se os resultados de quatro estudos desenvolvidos no âmbito do projeto de pesquisa guarda-chuva Libras e Ensino (2021-2024), construídos a partir das demandas da educação de surdos e surdocegos e das afinidades temáticas do/as pesquisador/as envolvidos. Nesta etapa, buscou-se refletir sobre os processos de ensino-aprendizagem e as práticas pedagógicas e os recursos didáticos envolvendo a Libras e seus usuários e voltados ao exercício da docência na educação básica inclusiva. O primeiro estudo, voltado ao ensino de ciências para surdos, envolveu o desenvolvimento de um jogo sobre bioquímica. Os resultados indicam o potencial da ludicidade como ferramenta de ensino, mas também a necessidade urgente de aprofundar pesquisas sobre sinais-termos específicos da área científica. O segundo estudo propôs materiais manipuláveis para o ensino da Escrita de Sinais (SignWriting), com foco em sua acessibilidade a surdos e surdocegos. Os testes iniciais destacam a relevância da proposta, sugerindo sua ampliação e validação em diferentes contextos educacionais. O terceiro estudo promoveu reflexões sobre o ensino de matemática para estudantes com surdocegueira, revelando uma preocupante escassez de pesquisas e formações docentes na área, refletida também na baixa participação de respondentes. Tal ausência evidencia barreiras de permanência ainda presentes no ambiente escolar. Por fim, a revisão sobre a Educação Sexual Emancipatória Intencional (ESEI) para surdos demonstrou uma lacuna teórica e prática quanto à produção de materiais acessíveis e contextualizados. Com base na visão socioantropológica da surdez (Skliar, 1999), os quatro estudos evidenciam a urgência de mais investimentos em práticas pedagógicas visualmente acessíveis e em formações específicas para docentes que atuam com surdos e surdocegos. Como desdobramentos futuros, propõem-se: a organização de glossários visuais em Libras para áreas científicas específicas; o aperfeiçoamento de materiais táteis voltados à surdocegueira; e a produção de sequências didáticas interdisciplinares que integrem Libras, tecnologias assistivas e temáticas sensíveis, como a educação sexual intencional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1600_TB7589_27102025175232.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABÍOLA SUCUPIRA FERREIRA SELL" "autor_nome_curto" => "FABÍOLA" "autor_email" => "fabiolafsell@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }