A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES DOS LICENCIANDOS SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127862 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6793 "inscrito_id" => 9862 "titulo" => "A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES DOS LICENCIANDOS SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este trabalho discute a importância da leitura no desenvolvimento da criticidade na formação de professores de Ciências, com ênfase nos espaços não formais de educação. Objetiva-se, assim, analisar as reflexões de licenciandos a partir da leitura de textos que abordam esses espaços e como essa prática contribui para a construção da criticidade em sua formação docente. A investigação foi realizada com discentes do 5º período do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, na disciplina de “Educação em Espaços Não Formais”, de uma Instituição de Ensino Superior situada no Sul do Piauí. O referencial teórico baseia-se nas contribuições de Gohn (2006; 2010), que destaca as múltiplas possibilidades de aprendizagem fora do espaço escolar, e de Gadotti (2005), que discute sobre a educação não formal em diálogo com a educação formal, reconhecendo seu papel na promoção do direito à educação e na formação cidadã. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, utilizando dois artigos como base de leitura, seguidos da aplicação de um formulário com questões abertas acerca dos textos, que foi respondido após as discussões em sala de aula. As respostas foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados evidenciam que a leitura e discussão de textos sobre espaços não formais de educação contribuíram significativamente para o desenvolvimento da criticidade dos licenciandos. As reflexões demonstraram que os discentes passaram a compreender de forma mais crítica a função educativa desses espaços, reconhecendo que, historicamente, os primeiros museus no Brasil eram elitizados e monótonos. Observou-se, também, que os discentes identificaram a evolução desses ambientes, que passaram a assumir um papel mais dialógico, inclusivo e comprometido com a democratização do conhecimento. Conclui-se que a atividade favoreceu a valorização de espaços não formais como ferramentas potentes para a formação cidadã e para o ensino de Ciências, aproximando saberes escolares e populares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9862_TB6793_29102025235929.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JULIANA FARIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIANA SILVA" "autor_email" => "maria.julianasilva@univasf.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127862 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6793 "inscrito_id" => 9862 "titulo" => "A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES DOS LICENCIANDOS SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este trabalho discute a importância da leitura no desenvolvimento da criticidade na formação de professores de Ciências, com ênfase nos espaços não formais de educação. Objetiva-se, assim, analisar as reflexões de licenciandos a partir da leitura de textos que abordam esses espaços e como essa prática contribui para a construção da criticidade em sua formação docente. A investigação foi realizada com discentes do 5º período do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, na disciplina de “Educação em Espaços Não Formais”, de uma Instituição de Ensino Superior situada no Sul do Piauí. O referencial teórico baseia-se nas contribuições de Gohn (2006; 2010), que destaca as múltiplas possibilidades de aprendizagem fora do espaço escolar, e de Gadotti (2005), que discute sobre a educação não formal em diálogo com a educação formal, reconhecendo seu papel na promoção do direito à educação e na formação cidadã. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, utilizando dois artigos como base de leitura, seguidos da aplicação de um formulário com questões abertas acerca dos textos, que foi respondido após as discussões em sala de aula. As respostas foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados evidenciam que a leitura e discussão de textos sobre espaços não formais de educação contribuíram significativamente para o desenvolvimento da criticidade dos licenciandos. As reflexões demonstraram que os discentes passaram a compreender de forma mais crítica a função educativa desses espaços, reconhecendo que, historicamente, os primeiros museus no Brasil eram elitizados e monótonos. Observou-se, também, que os discentes identificaram a evolução desses ambientes, que passaram a assumir um papel mais dialógico, inclusivo e comprometido com a democratização do conhecimento. Conclui-se que a atividade favoreceu a valorização de espaços não formais como ferramentas potentes para a formação cidadã e para o ensino de Ciências, aproximando saberes escolares e populares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9862_TB6793_29102025235929.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JULIANA FARIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIANA SILVA" "autor_email" => "maria.julianasilva@univasf.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }