IMPLANTAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO NA PERSPECTIVA COLABORATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126452 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3538 "inscrito_id" => 8022 "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO NA PERSPECTIVA COLABORATIVA" "resumo" => "Esta ação busca promover o trabalho colaborativo, envolvendo professores da sala comum, professores especializados, gestores e extensionistas na elaboração e implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) voltado para estudantes da educação especial. Abordamos sobre a eficiência do trabalho pedagógico colaborativo, em pensar e elaborar planos educacionais para atender as especificidades dos alunos com deficiência que não acompanham a turma regular. O trabalho está fundamentado em autores como Valadão,(2013), Zerbato e Mendes (2021), Rodrigues Santos(2023). Para dar início ao trabalho, realizamos uma visita à escola da prefeitura de João Pessoa, na qual nos reunimos com a gestão, professores e coordenadores para apresentar o projeto. Nos dias seguintes fomos à escola para observar o horário de aula regular das crianças escolhidas para participar deste projeto, realizamos anotações sobre o que é relevante para a elaboração de planos pedagógicos colaborativos e nas seguintes semanas realizamos a observação na sala de atendimento educacional especializado, como também estudamos as anamneses e relatórios dos estudantes selecionados. Com base nas informações levantadas constatamos que o livro didático é principal recurso utilizado na sala de aula. Ele parece estruturar as atividades da aula e a dinâmica do grupo. Isso mostrou a necessidade dos estudantes com deficiência que não acompanham o livro da turma, ter um livro/ encadernação articulado ao conteúdo da aula, mas, que atenda às suas especificidades de aprendizagem. A metodologia do trabalho é colaborativa, na busca de elaborar adequações curriculares que contribuam para a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes com deficiência" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8022_TB3538_30102025131332.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELLY COSTA COUTINHO" "autor_nome_curto" => "GRAZIELLY" "autor_email" => "grazicostacoutinho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126452 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3538 "inscrito_id" => 8022 "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO NA PERSPECTIVA COLABORATIVA" "resumo" => "Esta ação busca promover o trabalho colaborativo, envolvendo professores da sala comum, professores especializados, gestores e extensionistas na elaboração e implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) voltado para estudantes da educação especial. Abordamos sobre a eficiência do trabalho pedagógico colaborativo, em pensar e elaborar planos educacionais para atender as especificidades dos alunos com deficiência que não acompanham a turma regular. O trabalho está fundamentado em autores como Valadão,(2013), Zerbato e Mendes (2021), Rodrigues Santos(2023). Para dar início ao trabalho, realizamos uma visita à escola da prefeitura de João Pessoa, na qual nos reunimos com a gestão, professores e coordenadores para apresentar o projeto. Nos dias seguintes fomos à escola para observar o horário de aula regular das crianças escolhidas para participar deste projeto, realizamos anotações sobre o que é relevante para a elaboração de planos pedagógicos colaborativos e nas seguintes semanas realizamos a observação na sala de atendimento educacional especializado, como também estudamos as anamneses e relatórios dos estudantes selecionados. Com base nas informações levantadas constatamos que o livro didático é principal recurso utilizado na sala de aula. Ele parece estruturar as atividades da aula e a dinâmica do grupo. Isso mostrou a necessidade dos estudantes com deficiência que não acompanham o livro da turma, ter um livro/ encadernação articulado ao conteúdo da aula, mas, que atenda às suas especificidades de aprendizagem. A metodologia do trabalho é colaborativa, na busca de elaborar adequações curriculares que contribuam para a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes com deficiência" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8022_TB3538_30102025131332.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELLY COSTA COUTINHO" "autor_nome_curto" => "GRAZIELLY" "autor_email" => "grazicostacoutinho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }