FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: EXPERIÊNCIAS E DESLOCAMENTOS A PARTIR DA PESQUISA CRÍTICO COLABORATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127177 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5319 "inscrito_id" => 13594 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: EXPERIÊNCIAS E DESLOCAMENTOS A PARTIR DA PESQUISA CRÍTICO COLABORATIVA" "resumo" => "Esta comunicação tem como objetivo apresentar uma experiência de formação continuada voltada à educação antirracista para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede privada, ancorada nos princípios da pedagogia intercultural e decolonial (Oliveira; Candau, 2010). Os objetivos específicos são: (1) analisar os limites e as potências das práticas formativas centradas na temática racial no contexto escolar; (2) identificar os deslocamentos conceituais e pedagógicos vivenciados pelos professores ao longo da formação; e (3) discutir os atravessamentos institucionais que dificultam a efetivação de práticas antirracistas nas escolas. A metodologia adotada foi a pesquisa crítico colaborativa (Magalhães, 2010; 2011; 2012; 2018), engajamento responsável com a transformação (Freire, 1970) e as dimensões do conhecimento (Zabala e Arnau, 2015), articulados às experiências e saberes docentes. O referencial teórico utilizado na formação baseia-se em autores que discutem racismo estrutural (Almeida, 2018), pedagogia decolonial (Walsh, 2007), invisibilização de corpos negros na infância (Cavallero, 2024), desafios da formação docente (Placco, 2003; Almeida, 2008; Formosinho, 2009) e os saberes do Movimento Negro (Sousa, 2022). Os resultados indicam que a formação possibilitou que os professores construíssem conceitos fundamentais sobre racismo e impulsionou a elaboração de propostas curriculares pautadas em perspectivas não eurocêntricas. Ainda assim, as tensões vivenciadas evidenciam desafios estruturais que precisam ser enfrentados para a consolidação de uma prática pedagógica verdadeiramente antirracista. Este trabalho reforça a urgência de propostas formativas que não apenas informem, mas mobilizem os professores de maneira afetiva, política e crítica. Destaca-se, ainda, o papel das vivências da colaboração crítica como um caminho potente para sustentar práticas de resistência e transformação no cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13594_TB5319_26102025191655.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA CINTRA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patriciacintrasp@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127177 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5319 "inscrito_id" => 13594 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: EXPERIÊNCIAS E DESLOCAMENTOS A PARTIR DA PESQUISA CRÍTICO COLABORATIVA" "resumo" => "Esta comunicação tem como objetivo apresentar uma experiência de formação continuada voltada à educação antirracista para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede privada, ancorada nos princípios da pedagogia intercultural e decolonial (Oliveira; Candau, 2010). Os objetivos específicos são: (1) analisar os limites e as potências das práticas formativas centradas na temática racial no contexto escolar; (2) identificar os deslocamentos conceituais e pedagógicos vivenciados pelos professores ao longo da formação; e (3) discutir os atravessamentos institucionais que dificultam a efetivação de práticas antirracistas nas escolas. A metodologia adotada foi a pesquisa crítico colaborativa (Magalhães, 2010; 2011; 2012; 2018), engajamento responsável com a transformação (Freire, 1970) e as dimensões do conhecimento (Zabala e Arnau, 2015), articulados às experiências e saberes docentes. O referencial teórico utilizado na formação baseia-se em autores que discutem racismo estrutural (Almeida, 2018), pedagogia decolonial (Walsh, 2007), invisibilização de corpos negros na infância (Cavallero, 2024), desafios da formação docente (Placco, 2003; Almeida, 2008; Formosinho, 2009) e os saberes do Movimento Negro (Sousa, 2022). Os resultados indicam que a formação possibilitou que os professores construíssem conceitos fundamentais sobre racismo e impulsionou a elaboração de propostas curriculares pautadas em perspectivas não eurocêntricas. Ainda assim, as tensões vivenciadas evidenciam desafios estruturais que precisam ser enfrentados para a consolidação de uma prática pedagógica verdadeiramente antirracista. Este trabalho reforça a urgência de propostas formativas que não apenas informem, mas mobilizem os professores de maneira afetiva, política e crítica. Destaca-se, ainda, o papel das vivências da colaboração crítica como um caminho potente para sustentar práticas de resistência e transformação no cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13594_TB5319_26102025191655.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA CINTRA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patriciacintrasp@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }