MEMÓRIA, IDENTIDADE E APRENDIZAGEM: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CRAS PARA A VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125270 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1032 "inscrito_id" => 3290 "titulo" => "MEMÓRIA, IDENTIDADE E APRENDIZAGEM: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CRAS PARA A VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS" "resumo" => "Este artigo analisou o papel das práticas educativas desenvolvidas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) na valorização da memória e da identidade das pessoas idosas. A partir da compreensão de que a educação ao longo da vida é essencial para o fortalecimento da autoestima e da participação social, investigou-se como atividades como rodas de conversa, contação de histórias e oficinas interativas promoveram o reconhecimento das trajetórias individuais e coletivas desse público. Utilizando uma abordagem qualitativa, com análise de experiências desenvolvidas no âmbito do CRAS, o estudo buscou compreender de que forma essas iniciativas contribuíram para o envelhecimento ativo e para a construção de espaços de pertencimento e socialização. O referencial teórico baseou-se em autores que discutem memória social, identidade e envelhecimento ativo, como Souza et al. (2024), Santos et. al. (2024) e Paulo Freire (2002). Discutiu-se como a valorização da experiência de vida dos idosos pôde ser um instrumento potente de aprendizado, ampliando o sentido de pertencimento e promovendo o protagonismo dessa população. Além disso, foram analisados desafios enfrentados para a implementação dessas práticas, incluindo a necessidade de maior qualificação dos profissionais e a oferta contínua de atividades voltadas para esse público. Os resultados demonstraram que as práticas educativas que valorizam a memória e a identidade fortaleceram a autoestima dos idosos, proporcionando um ambiente de escuta e reconhecimento social. Observou-se também que a troca intergeracional foi um fator relevante para enriquecer o processo educativo. Concluiu-se que o CRAS desempenhou um papel fundamental na promoção da educação para idosos, mas que houve desafios estruturais a serem superados para ampliar seu alcance e impacto. Por fim, sugeriu-se que políticas públicas reforcem o investimento na educação de idosos, consolidando o CRAS como um espaço de aprendizagem e fortalecimento de vínculos comunitários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3290_TB1032_15102025080736.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS CARLOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KarlosKaká" "autor_email" => "karloskaka@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS DO NORTE DO PARANÁ (FATECIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125270 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1032 "inscrito_id" => 3290 "titulo" => "MEMÓRIA, IDENTIDADE E APRENDIZAGEM: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CRAS PARA A VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS" "resumo" => "Este artigo analisou o papel das práticas educativas desenvolvidas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) na valorização da memória e da identidade das pessoas idosas. A partir da compreensão de que a educação ao longo da vida é essencial para o fortalecimento da autoestima e da participação social, investigou-se como atividades como rodas de conversa, contação de histórias e oficinas interativas promoveram o reconhecimento das trajetórias individuais e coletivas desse público. Utilizando uma abordagem qualitativa, com análise de experiências desenvolvidas no âmbito do CRAS, o estudo buscou compreender de que forma essas iniciativas contribuíram para o envelhecimento ativo e para a construção de espaços de pertencimento e socialização. O referencial teórico baseou-se em autores que discutem memória social, identidade e envelhecimento ativo, como Souza et al. (2024), Santos et. al. (2024) e Paulo Freire (2002). Discutiu-se como a valorização da experiência de vida dos idosos pôde ser um instrumento potente de aprendizado, ampliando o sentido de pertencimento e promovendo o protagonismo dessa população. Além disso, foram analisados desafios enfrentados para a implementação dessas práticas, incluindo a necessidade de maior qualificação dos profissionais e a oferta contínua de atividades voltadas para esse público. Os resultados demonstraram que as práticas educativas que valorizam a memória e a identidade fortaleceram a autoestima dos idosos, proporcionando um ambiente de escuta e reconhecimento social. Observou-se também que a troca intergeracional foi um fator relevante para enriquecer o processo educativo. Concluiu-se que o CRAS desempenhou um papel fundamental na promoção da educação para idosos, mas que houve desafios estruturais a serem superados para ampliar seu alcance e impacto. Por fim, sugeriu-se que políticas públicas reforcem o investimento na educação de idosos, consolidando o CRAS como um espaço de aprendizagem e fortalecimento de vínculos comunitários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3290_TB1032_15102025080736.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS CARLOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KarlosKaká" "autor_email" => "karloskaka@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS DO NORTE DO PARANÁ (FATECIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }