NO CAMPO, NO VIRTUAL E PARA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE MONITORIA EM BIOLOGIA DE CAMPO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128933 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9603 "inscrito_id" => 17862 "titulo" => "NO CAMPO, NO VIRTUAL E PARA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE MONITORIA EM BIOLOGIA DE CAMPO" "resumo" => "O componente curricular Biologia de Campo trabalha conteúdos interdisciplinares que culminam na análise da vida em diferentes escalas e interações. Nesse contexto, a monitoria acadêmica é uma atividade formadora, na qual, espaços virtuais podem ser aplicados para mediação dos processos de ensino e aprendizagem. Apesar do potencial que apresentam, as experiências vivenciadas em campo também são indispensáveis para o desenvolvimento das competências necessárias aos estudantes e professores em formação. Com isso, o presente trabalho consiste em um relato de experiência das atividades do projeto de monitoria “Práticas em Biologia de Campo”, desenvolvidas por uma estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), conforme seleção pelo edital de bolsa monitoria n° 2/2024. Nessa dinâmica, foram reservadas pela monitora 12h semanais, destinadas às atividades presenciais e virtuais, por meio das ferramentas: Canva, Google Classroom, Google Docs, Google Earth, Google Forms, Jitsi Meet, Quizizz e Whatsapp. A monitoria foi essencial na compreensão da relevância da aplicação de ferramentas virtuais e das atividades de campo para o ensino. Em campo, naturalmente são aguçados e despertados vários sentidos do corpo, os sons, odores, cores e características daquilo que percebemos pelo tato, permitem uma experiência de todas as suas nuances e clarezas (Santiago; Ferraz, 2019). Sendo assim, a aplicação das ferramentas virtuais faz-se complementar e não substitui as práticas em campo. Juntas, essas abordagens proporcionam uma experiência de aprendizagem mais efetiva. No âmbito reflexivo, para além do aprendizado conceitual, a monitoria mostrou-se positiva: com aprimoramento de habilidades comunicativas e didáticas; cada observação das decisões tomadas no processo de ensino, das alternativas frente aos desafios, dos agradecimentos recebidos, fortaleceu a percepção de que a contribuição foi real para aprendizagem dos estudantes, no auxílio ao professor orientador e para formação docente da monitora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17862_TB9603_14102025165959.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLY BARBOSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAMILLY" "autor_email" => "jamillyd2003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128933 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9603 "inscrito_id" => 17862 "titulo" => "NO CAMPO, NO VIRTUAL E PARA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE MONITORIA EM BIOLOGIA DE CAMPO" "resumo" => "O componente curricular Biologia de Campo trabalha conteúdos interdisciplinares que culminam na análise da vida em diferentes escalas e interações. Nesse contexto, a monitoria acadêmica é uma atividade formadora, na qual, espaços virtuais podem ser aplicados para mediação dos processos de ensino e aprendizagem. Apesar do potencial que apresentam, as experiências vivenciadas em campo também são indispensáveis para o desenvolvimento das competências necessárias aos estudantes e professores em formação. Com isso, o presente trabalho consiste em um relato de experiência das atividades do projeto de monitoria “Práticas em Biologia de Campo”, desenvolvidas por uma estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), conforme seleção pelo edital de bolsa monitoria n° 2/2024. Nessa dinâmica, foram reservadas pela monitora 12h semanais, destinadas às atividades presenciais e virtuais, por meio das ferramentas: Canva, Google Classroom, Google Docs, Google Earth, Google Forms, Jitsi Meet, Quizizz e Whatsapp. A monitoria foi essencial na compreensão da relevância da aplicação de ferramentas virtuais e das atividades de campo para o ensino. Em campo, naturalmente são aguçados e despertados vários sentidos do corpo, os sons, odores, cores e características daquilo que percebemos pelo tato, permitem uma experiência de todas as suas nuances e clarezas (Santiago; Ferraz, 2019). Sendo assim, a aplicação das ferramentas virtuais faz-se complementar e não substitui as práticas em campo. Juntas, essas abordagens proporcionam uma experiência de aprendizagem mais efetiva. No âmbito reflexivo, para além do aprendizado conceitual, a monitoria mostrou-se positiva: com aprimoramento de habilidades comunicativas e didáticas; cada observação das decisões tomadas no processo de ensino, das alternativas frente aos desafios, dos agradecimentos recebidos, fortaleceu a percepção de que a contribuição foi real para aprendizagem dos estudantes, no auxílio ao professor orientador e para formação docente da monitora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17862_TB9603_14102025165959.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLY BARBOSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAMILLY" "autor_email" => "jamillyd2003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }