Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMO FONTE DE SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E BEM VIVER: O CUIDAR DE SI NO AMBIENTE EDUCACIONAL.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) têm sido apontada como estratégia viável para o enfrentamento sintomas de estresse, depressão e ansiedade, melhorando a saúde física e mental, qualidade de vida de servidores e estudantes no ambiente educacional. Considerando esse cenário, o presente trabalho buscou compreender o avanço de estudos acadêmicos sobre as PICs em âmbito nacional, a partir de um recuo histórico e, simultaneamente, identificar, no âmbito do IFPE, o desenvolvimento de atividades voltadas para a utilização das Práticas Integrativas e Complementares no ambiente educacional. Para tanto, a pesquisa se organizou em dois momentos. Na primeira etapa foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativo exploratório, observando os artigos que tratam sobre a temática, num recorte temporal correspondente ao período de 2014 a 2024, com o objetivo de mapear e analisar a produção acadêmica sobre as práticas Integrativas e Complementares (PICs). Num segundo momento, foi realizado um levantamento, mediante a aplicação de questionário eletrônico, das ações voltadas para as vivências das práticas integrativas. A partir da análise dos trabalhos sobre a temática, foi possível perceber um importante aumento no número estudos acadêmicos sobre as PICs no país, seja na área de saúde como da educação. De forma similar, o IFPE registrou um aumento de propostas que trabalham com as práticas integrativas. Os resultados sugerem que os benefícios das práticas integrativas são entendidas como uma possibilidade real de diminuição dos sintomas de estresse, ansiedade e depressão, de promoção do relaxamento, de aumento da concentração, do autoconhecimento e do cuidar de si, constituindo-se em estratégia que contribui para a qualidade de vida no trabalho em instituições de ensino, destacando o IFPE enquanto instituição educacional que se compreende como comunidade humana que se preocupa com bem-estar do seu coletivo.

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