A MAGIA DA DISNEY NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O FILME 'FANTASIA' (1940) COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ORIGEM DA TERRA E DA VIDA NO 6° ANO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128019 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7264 "inscrito_id" => 3813 "titulo" => "A MAGIA DA DISNEY NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O FILME 'FANTASIA' (1940) COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ORIGEM DA TERRA E DA VIDA NO 6° ANO" "resumo" => "O cosmos sofreu uma transformação significativa com a formação do Sistema Solar. Durante muito tempo, a origem da Terra foi um tema de especulação, mas atualmente é explicada cientificamente como um processo complexo, envolvendo interações químicas e fenômenos estelares ao longo de um período de 10 a 20 milhões de anos, o que resultou na formação do planeta que habitamos. Os geólogos, dedicados à organização desses conhecimentos, desenvolveram a Escala do Tempo Geológico, um sistema hierárquico que segmenta a história do planeta em uma cronologia orientada por eventos geológicos e biológicos, que, ao longo do tempo, moldaram a Terra. O estudo da origem do planeta, que constitui um dos primeiros conteúdos abordados na disciplina de Geografia, é fundamental para desmistificar as teorias e as diversas curiosidades que envolvem esse tema. Contudo, o ensino desse conteúdo no contexto escolar frequentemente se revela desafiador, devido à complexidade do evento, que foi um fenômeno extraordinário, e à distância da visão de mundo que os alunos possuem. o que torna o processo de ensino ainda mais complexo. Neste contexto, o presente trabalho propôs uma alternativa ao ensino tradicional da Geografia, adotando uma abordagem lúdica, com ênfase nos estímulos audiovisuais, como ferramenta pedagógica para facilitar a compreensão desse conteúdo. A proposta consistiu na exibição do longa-metragem Fantasia, lançado por Walt Disney em 1940, como recurso didático em aulas para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Doutor Júlio Gomes de Senna, localizada em Ceará-Mirim/RN. Este estudo, fundamentado em pesquisa bibliográfica e complementado pela aplicação de questionários, visa evidenciar os benefícios da utilização de filmes como recursos didáticos no currículo escolar. A utilização de peças cinematográficas associadas ao conteúdo curricular pode propiciar resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem, principalmente em temas que, frequentemente, são difíceis de serem compreendidos pelos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3813_TB7264_30102025230837.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAELISON SIMPLICIO ROCHA" "autor_nome_curto" => "RAELISON" "autor_email" => "raelisonsimpliciorocha@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128019 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7264 "inscrito_id" => 3813 "titulo" => "A MAGIA DA DISNEY NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O FILME 'FANTASIA' (1940) COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ORIGEM DA TERRA E DA VIDA NO 6° ANO" "resumo" => "O cosmos sofreu uma transformação significativa com a formação do Sistema Solar. Durante muito tempo, a origem da Terra foi um tema de especulação, mas atualmente é explicada cientificamente como um processo complexo, envolvendo interações químicas e fenômenos estelares ao longo de um período de 10 a 20 milhões de anos, o que resultou na formação do planeta que habitamos. Os geólogos, dedicados à organização desses conhecimentos, desenvolveram a Escala do Tempo Geológico, um sistema hierárquico que segmenta a história do planeta em uma cronologia orientada por eventos geológicos e biológicos, que, ao longo do tempo, moldaram a Terra. O estudo da origem do planeta, que constitui um dos primeiros conteúdos abordados na disciplina de Geografia, é fundamental para desmistificar as teorias e as diversas curiosidades que envolvem esse tema. Contudo, o ensino desse conteúdo no contexto escolar frequentemente se revela desafiador, devido à complexidade do evento, que foi um fenômeno extraordinário, e à distância da visão de mundo que os alunos possuem. o que torna o processo de ensino ainda mais complexo. Neste contexto, o presente trabalho propôs uma alternativa ao ensino tradicional da Geografia, adotando uma abordagem lúdica, com ênfase nos estímulos audiovisuais, como ferramenta pedagógica para facilitar a compreensão desse conteúdo. A proposta consistiu na exibição do longa-metragem Fantasia, lançado por Walt Disney em 1940, como recurso didático em aulas para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Doutor Júlio Gomes de Senna, localizada em Ceará-Mirim/RN. Este estudo, fundamentado em pesquisa bibliográfica e complementado pela aplicação de questionários, visa evidenciar os benefícios da utilização de filmes como recursos didáticos no currículo escolar. A utilização de peças cinematográficas associadas ao conteúdo curricular pode propiciar resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem, principalmente em temas que, frequentemente, são difíceis de serem compreendidos pelos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3813_TB7264_30102025230837.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAELISON SIMPLICIO ROCHA" "autor_nome_curto" => "RAELISON" "autor_email" => "raelisonsimpliciorocha@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }