A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127374 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5716 "inscrito_id" => 14489 "titulo" => "A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "RESUMO RESUMO: O presente estudo tem como finalidade entender o processo de inclusão da criança com transtorno do espectro autista (TEA) na educação infantil. Entende-se que o TEA é um transtorno do desenvolvimento, que inicia ainda na infância e estica até a vida adulta, tendo como principais características a dificuldade na interação social e na comunicação e comportamentos repetitivos e estereotipados. No Brasil, o conceito e a prática da inclusão ainda são recentes, mas presenciamos com o advento de políticas públicas, legislações, práticas pedagógicas o crescimento de matrículas de alunos com necessidades especiais nas classes de escolas regular. Atenta-se que a criança com autismo possui todos os direitos que estão dispostos na legislação, incluindo a uma educação com qualidade que estão concedidos pela a Educação Especial. Para que haja autonomia da criança com TEA dentro da inclusão educacional é ponderoso que a escola e os professores adotem estratégias e intervenções e prezando pela a interação da família nesse processo. Os fundamentos epistemológicos para embasar o artigo foi construído através de uma pesquisa bibliográfica, permitindo uma aproximação emblemática do tema abordado. Para isso, o artigo foi compilado com os referenciais: (ONU, 2018), (FONSECA, 2002), (SILVA, 2017), (KANNER, 1943), (BRASIL,2008), (DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, 1994), (SKINNER, 1972), (MANTOAN. 2005), (JUNIOR, 2021). Nesse aspecto, o estudo apresenta a relevância de enfatizar e conhecer a temática, pois ainda há muito o que se aprender através de leituras e vivências que irão concretizar de fato a inclusão e a compreensão de como lidar com as crianças que precisam ser acolhidas e usufruir dos direitos legais garantidos em Lei." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14489_TB5716_17102025211141.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EZEQUIEL SIMPLICIO DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "EZEQUIEL" "autor_email" => "ezequielsdemendonca@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127374 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5716 "inscrito_id" => 14489 "titulo" => "A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "RESUMO RESUMO: O presente estudo tem como finalidade entender o processo de inclusão da criança com transtorno do espectro autista (TEA) na educação infantil. Entende-se que o TEA é um transtorno do desenvolvimento, que inicia ainda na infância e estica até a vida adulta, tendo como principais características a dificuldade na interação social e na comunicação e comportamentos repetitivos e estereotipados. No Brasil, o conceito e a prática da inclusão ainda são recentes, mas presenciamos com o advento de políticas públicas, legislações, práticas pedagógicas o crescimento de matrículas de alunos com necessidades especiais nas classes de escolas regular. Atenta-se que a criança com autismo possui todos os direitos que estão dispostos na legislação, incluindo a uma educação com qualidade que estão concedidos pela a Educação Especial. Para que haja autonomia da criança com TEA dentro da inclusão educacional é ponderoso que a escola e os professores adotem estratégias e intervenções e prezando pela a interação da família nesse processo. Os fundamentos epistemológicos para embasar o artigo foi construído através de uma pesquisa bibliográfica, permitindo uma aproximação emblemática do tema abordado. Para isso, o artigo foi compilado com os referenciais: (ONU, 2018), (FONSECA, 2002), (SILVA, 2017), (KANNER, 1943), (BRASIL,2008), (DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, 1994), (SKINNER, 1972), (MANTOAN. 2005), (JUNIOR, 2021). Nesse aspecto, o estudo apresenta a relevância de enfatizar e conhecer a temática, pois ainda há muito o que se aprender através de leituras e vivências que irão concretizar de fato a inclusão e a compreensão de como lidar com as crianças que precisam ser acolhidas e usufruir dos direitos legais garantidos em Lei." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14489_TB5716_17102025211141.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EZEQUIEL SIMPLICIO DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "EZEQUIEL" "autor_email" => "ezequielsdemendonca@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }