Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SIMULAÇÃO E MODELIZAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A modelização e a simulação no ensino de Ciências e Biologia têm sido utilizadas como ferramentas didáticas que contribuem para a aprendizagem de conhecimentos abstratos e de difícil assimilação pelos alunos. Essas metodologias permitem que os discentes construam modelos representacionais de estruturas celulares, mecanismos e processos, além de simularem reações bioquímicas que não podem ser visualizadas a olho nu, favorecendo uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos biológicos. Este trabalho foi desenvolvido com alunos de duas turmas do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública localizada na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. As atividades foram organizadas em quatro etapas. Na primeira, realizaram-se aulas dialógicas com o uso de Datashow para a exposição do conteúdo. Na segunda etapa, foram exibidos vídeos seguidos de discussões. A terceira etapa consistiu na formação de grupos para a simulação de processos bioquímicos, como a síntese proteica, e na elaboração de modelos didáticos sobre divisão celular. Por fim, na quarta etapa, ocorreu a socialização dos modelos construídos. Para a realização das atividades, as turmas foram divididas em grupos de cinco integrantes. Cada grupo recebeu materiais para simular a síntese de proteínas e desenvolver modelos de divisão celular. Os materiais utilizados incluíram papel, tesoura, cartolina, massa de modelar, barbante, cola e tinta guache. Os resultados evidenciaram que tanto a simulação quanto a modelização são recursos didáticos eficazes, proporcionando uma aprendizagem dinâmica, interativa e significativa. Essas metodologias facilitaram a compreensão de conteúdos complexos e abstratos, demonstrando-se como estratégias valiosas para o ensino e a aprendizagem em Biologia.

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