APLICAÇÕES DA DERIVADA DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL: UMA ABORDAGEM VIA ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126509 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3704 "inscrito_id" => 9259 "titulo" => "APLICAÇÕES DA DERIVADA DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL: UMA ABORDAGEM VIA ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "resumo" => "Este propõe uma abordagem de ensino das aplicações da derivada e da construção de gráficos de funções reais de uma variável, utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas (ONUCHIC; ALLEVATO, 2011). O objetivo é que os alunos desenvolvam a compreensão de conceitos matemáticos de forma prática e contextualizada, aplicando-os em situações reais. A proposta parte de um Problema Gerador, no qual os estudantes são desafiados a investigar, a partir de uma situação-problema como as derivadas influenciam o comportamento de funções. A resolução do problema envolve a análise de gráficos e a aplicação dos conceitos de derivada para determinar características como máximos, mínimos, pontos de inflexão e crescimento ou decrescimento de funções. A referida metodologia é central no processo, pois foca na resolução ativa de problemas, permitindo que os alunos se envolvam de maneira crítica e reflexiva com os conceitos matemáticos. O ensino é organizado de maneira a integrar teoria e prática, e a avaliação é contínua durante todo o processo, baseada no acompanhamento do desenvolvimento dos alunos durante a resolução dos problemas. Esse modelo busca não apenas a compreensão dos conteúdos, mas também o desenvolvimento de habilidades de análise e argumentação matemática. Espera-se que esta proposta apresente-se como uma alternativa de ensino em que os alunos, ao resolverem problemas de forma contextualizada, adquiram uma compreensão profunda e aplicada dos conceitos de derivada e da construção de gráficos, o que facilita o aprendizado de funções matemáticas e suas aplicações no mundo real." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9259_TB3704_09112025232553.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGOR RAPHAEL SILVA DE MELO" "autor_nome_curto" => "IGOR" "autor_email" => "igor.rapha6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126509 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3704 "inscrito_id" => 9259 "titulo" => "APLICAÇÕES DA DERIVADA DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL: UMA ABORDAGEM VIA ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "resumo" => "Este propõe uma abordagem de ensino das aplicações da derivada e da construção de gráficos de funções reais de uma variável, utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas (ONUCHIC; ALLEVATO, 2011). O objetivo é que os alunos desenvolvam a compreensão de conceitos matemáticos de forma prática e contextualizada, aplicando-os em situações reais. A proposta parte de um Problema Gerador, no qual os estudantes são desafiados a investigar, a partir de uma situação-problema como as derivadas influenciam o comportamento de funções. A resolução do problema envolve a análise de gráficos e a aplicação dos conceitos de derivada para determinar características como máximos, mínimos, pontos de inflexão e crescimento ou decrescimento de funções. A referida metodologia é central no processo, pois foca na resolução ativa de problemas, permitindo que os alunos se envolvam de maneira crítica e reflexiva com os conceitos matemáticos. O ensino é organizado de maneira a integrar teoria e prática, e a avaliação é contínua durante todo o processo, baseada no acompanhamento do desenvolvimento dos alunos durante a resolução dos problemas. Esse modelo busca não apenas a compreensão dos conteúdos, mas também o desenvolvimento de habilidades de análise e argumentação matemática. Espera-se que esta proposta apresente-se como uma alternativa de ensino em que os alunos, ao resolverem problemas de forma contextualizada, adquiram uma compreensão profunda e aplicada dos conceitos de derivada e da construção de gráficos, o que facilita o aprendizado de funções matemáticas e suas aplicações no mundo real." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9259_TB3704_09112025232553.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGOR RAPHAEL SILVA DE MELO" "autor_nome_curto" => "IGOR" "autor_email" => "igor.rapha6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }