Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÕES DA DERIVADA DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL: UMA ABORDAGEM VIA ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126509
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3704
    "inscrito_id" => 9259
    "titulo" => "APLICAÇÕES DA DERIVADA DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL: UMA ABORDAGEM VIA ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => "Este propõe uma abordagem de ensino das aplicações da derivada e da construção de gráficos de funções reais de uma variável, utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas (ONUCHIC; ALLEVATO, 2011). O objetivo é que os alunos desenvolvam a compreensão de conceitos matemáticos de forma prática e contextualizada, aplicando-os em situações reais. A proposta parte de um Problema Gerador, no qual os estudantes são desafiados a investigar, a partir de uma situação-problema como as derivadas influenciam o comportamento de funções. A resolução do problema envolve a análise de gráficos e a aplicação dos conceitos de derivada para determinar características como máximos, mínimos, pontos de inflexão e crescimento ou decrescimento de funções. A referida metodologia é central no processo, pois foca na resolução ativa de problemas, permitindo que os alunos se envolvam de maneira crítica e reflexiva com os conceitos matemáticos. O ensino é organizado de maneira a integrar teoria e prática, e a avaliação é contínua durante todo o processo, baseada no acompanhamento do desenvolvimento dos alunos durante a resolução dos problemas. Esse modelo busca não apenas a compreensão dos conteúdos, mas também o desenvolvimento de habilidades de análise e argumentação matemática. Espera-se que esta proposta apresente-se como uma alternativa de ensino em que os alunos, ao resolverem problemas de forma contextualizada, adquiram uma compreensão profunda e aplicada dos conceitos de derivada e da construção de gráficos, o que facilita o aprendizado de funções matemáticas e suas aplicações no mundo real."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9259_TB3704_09112025232553.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR RAPHAEL SILVA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "IGOR"
    "autor_email" => "igor.rapha6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126509
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3704
    "inscrito_id" => 9259
    "titulo" => "APLICAÇÕES DA DERIVADA DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL: UMA ABORDAGEM VIA ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => "Este propõe uma abordagem de ensino das aplicações da derivada e da construção de gráficos de funções reais de uma variável, utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas (ONUCHIC; ALLEVATO, 2011). O objetivo é que os alunos desenvolvam a compreensão de conceitos matemáticos de forma prática e contextualizada, aplicando-os em situações reais. A proposta parte de um Problema Gerador, no qual os estudantes são desafiados a investigar, a partir de uma situação-problema como as derivadas influenciam o comportamento de funções. A resolução do problema envolve a análise de gráficos e a aplicação dos conceitos de derivada para determinar características como máximos, mínimos, pontos de inflexão e crescimento ou decrescimento de funções. A referida metodologia é central no processo, pois foca na resolução ativa de problemas, permitindo que os alunos se envolvam de maneira crítica e reflexiva com os conceitos matemáticos. O ensino é organizado de maneira a integrar teoria e prática, e a avaliação é contínua durante todo o processo, baseada no acompanhamento do desenvolvimento dos alunos durante a resolução dos problemas. Esse modelo busca não apenas a compreensão dos conteúdos, mas também o desenvolvimento de habilidades de análise e argumentação matemática. Espera-se que esta proposta apresente-se como uma alternativa de ensino em que os alunos, ao resolverem problemas de forma contextualizada, adquiram uma compreensão profunda e aplicada dos conceitos de derivada e da construção de gráficos, o que facilita o aprendizado de funções matemáticas e suas aplicações no mundo real."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9259_TB3704_09112025232553.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR RAPHAEL SILVA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "IGOR"
    "autor_email" => "igor.rapha6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este propõe uma abordagem de ensino das aplicações da derivada e da construção de gráficos de funções reais de uma variável, utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas (ONUCHIC; ALLEVATO, 2011). O objetivo é que os alunos desenvolvam a compreensão de conceitos matemáticos de forma prática e contextualizada, aplicando-os em situações reais. A proposta parte de um Problema Gerador, no qual os estudantes são desafiados a investigar, a partir de uma situação-problema como as derivadas influenciam o comportamento de funções. A resolução do problema envolve a análise de gráficos e a aplicação dos conceitos de derivada para determinar características como máximos, mínimos, pontos de inflexão e crescimento ou decrescimento de funções. A referida metodologia é central no processo, pois foca na resolução ativa de problemas, permitindo que os alunos se envolvam de maneira crítica e reflexiva com os conceitos matemáticos. O ensino é organizado de maneira a integrar teoria e prática, e a avaliação é contínua durante todo o processo, baseada no acompanhamento do desenvolvimento dos alunos durante a resolução dos problemas. Esse modelo busca não apenas a compreensão dos conteúdos, mas também o desenvolvimento de habilidades de análise e argumentação matemática. Espera-se que esta proposta apresente-se como uma alternativa de ensino em que os alunos, ao resolverem problemas de forma contextualizada, adquiram uma compreensão profunda e aplicada dos conceitos de derivada e da construção de gráficos, o que facilita o aprendizado de funções matemáticas e suas aplicações no mundo real.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.