Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ATO DE ESTAGIAR: UMA REFLEXÃO SOBRE QUAL O PROFISSIONAL EU QUERO SER , A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL 1.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente resumo é um relato de experiência que tem como objetivo refletir sobre o processo formativo durante o estágio supervisionado no Ensino Fundamental I, realizado na cidade de Caruaru-PE, a partir da disciplina Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental, orientada pela Profª. Dra. Lucinalva Ataíde. A pesquisa foi fundamentada em autores como Freire (1981), Barros (2001) e Almeida, Mendes e Azevêdo (2019), que defendem o estágio como espaço de reflexão e ressignificação da prática docente. O trabalho destaca a importância da observação e da atuação ativa no cotidiano escolar como meio de construção da identidade profissional. A experiência foi enriquecida pela convivência com a professora regente, chamada simbolicamente de Barros, cuja prática sensível e empática inspirou- me a repensar suas concepções pedagógicas. Uma das atividades realizadas com os alunos propôs a imersão poética em obras de Manoel de Barros, relacionando literatura, memória e realidade, o que proporcionou momentos significativos de escuta e expressão das crianças. Os resultados evidenciam que o estágio possibilita a vivência de situações desafiadoras e transformadoras, além de contribuir para o desenvolvimento de um olhar atento às singularidades dos alunos. reafirmo o desejo de ser uma professora que valoriza o afeto, a escuta e a criatividade, compreendendo a sala de aula como espaço vivo de trocas, descobertas e encantamentos.

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