EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DO TRADUTOR-INTÉRPRETE COMO MEDIADOR NO CONTEXTO DE CUIDADOS À SAÚDE DE SUJEITOS SURDOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126178 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2917 "inscrito_id" => 4279 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DO TRADUTOR-INTÉRPRETE COMO MEDIADOR NO CONTEXTO DE CUIDADOS À SAÚDE DE SUJEITOS SURDOS" "resumo" => "A pesquisa discorre sobre o profissional tradutor-intérprete como mediador na educação em saúde e no atendimento à saúde de pessoas surdas. Como objetivo geral, buscou-se compreender quais as contribuições da atuação do tradutor-intérprete para mediar a acessibilidade comunicacional a pessoas surdas que demandam o atendimento de saúde, enfatizando os desafios enfrentados no contexto da educação em saúde. Como objetivos específicos identificar a possível existência de barreiras comunicacionais no acesso à informações e serviços de saúde considerando a atividade do tradutor-intérprete junto às pessoas surdas que demandam tais serviços; descrever os impactos da atuação do tradutor-intérprete em ambientes de cuidados à saúde enfatizando o acesso à educação em saúde entre indivíduos surdos; apontar alternativas que promovam a inclusão de pessoas surdas no contexto de atendimento à saúde, salientando fatores que auxiliem na promoção da educação em saúde. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo por meio de pesquisa bibliográfica. O suporte metodológico conta com aparatos legais, como a Lei Nº12.1319 de 1º de setembro de 2010, além dos estudos de Rodrigues et al (2022), Filho et al (2020) e Campello, Lira e Andrade (2022). Os dados analisados permitiram verificar que os sujeitos surdos enfrentam barreiras comunicacionais para terem acesso não somente à educação em saúde, mas aos demais serviços ofertados no contexto de atendimentos a saúde no nível primário. Isto se deve ao fato, dentre outros fatores, de que nem todos os profissionais de saúde detém o conhecimento de Libras. Isto contribui para gerar desconforto e exclusão do indivíduo surdo, pois dificulta que ele tenha acesso a informações de saúde, orientações e atendimento de qualidade. Desta forma, destaca-se a necessidade da intervenção do tradutor-intérprete como relevante mediador da acessibilidade comunicacional em locais de cuidado à saúde dos sujeitos surdos, bem como a capacitação de profissionais de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4279_TB2917_10112025175038.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZA CAROLINE COELHO DA PAIXÃO" "autor_nome_curto" => "Tereza Caroline" "autor_email" => "terezacarolineee@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126178 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2917 "inscrito_id" => 4279 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DO TRADUTOR-INTÉRPRETE COMO MEDIADOR NO CONTEXTO DE CUIDADOS À SAÚDE DE SUJEITOS SURDOS" "resumo" => "A pesquisa discorre sobre o profissional tradutor-intérprete como mediador na educação em saúde e no atendimento à saúde de pessoas surdas. Como objetivo geral, buscou-se compreender quais as contribuições da atuação do tradutor-intérprete para mediar a acessibilidade comunicacional a pessoas surdas que demandam o atendimento de saúde, enfatizando os desafios enfrentados no contexto da educação em saúde. Como objetivos específicos identificar a possível existência de barreiras comunicacionais no acesso à informações e serviços de saúde considerando a atividade do tradutor-intérprete junto às pessoas surdas que demandam tais serviços; descrever os impactos da atuação do tradutor-intérprete em ambientes de cuidados à saúde enfatizando o acesso à educação em saúde entre indivíduos surdos; apontar alternativas que promovam a inclusão de pessoas surdas no contexto de atendimento à saúde, salientando fatores que auxiliem na promoção da educação em saúde. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo por meio de pesquisa bibliográfica. O suporte metodológico conta com aparatos legais, como a Lei Nº12.1319 de 1º de setembro de 2010, além dos estudos de Rodrigues et al (2022), Filho et al (2020) e Campello, Lira e Andrade (2022). Os dados analisados permitiram verificar que os sujeitos surdos enfrentam barreiras comunicacionais para terem acesso não somente à educação em saúde, mas aos demais serviços ofertados no contexto de atendimentos a saúde no nível primário. Isto se deve ao fato, dentre outros fatores, de que nem todos os profissionais de saúde detém o conhecimento de Libras. Isto contribui para gerar desconforto e exclusão do indivíduo surdo, pois dificulta que ele tenha acesso a informações de saúde, orientações e atendimento de qualidade. Desta forma, destaca-se a necessidade da intervenção do tradutor-intérprete como relevante mediador da acessibilidade comunicacional em locais de cuidado à saúde dos sujeitos surdos, bem como a capacitação de profissionais de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4279_TB2917_10112025175038.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZA CAROLINE COELHO DA PAIXÃO" "autor_nome_curto" => "Tereza Caroline" "autor_email" => "terezacarolineee@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }