PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE BOTÂNICA DO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127238 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5454 "inscrito_id" => 12512 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE BOTÂNICA DO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo relatar as reflexões a cerca da prática docente na graduação, por meio da experiência que o estágio em docência ofereceu a pós-graduanda na disciplina de Botânica no curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Autores que são referência para está pesquisa como Pimenta e Lima (2010); Tardiff (2009); Wagner; Silva e Lima (2023), discutem sobre saberes docentes e formação proficional na graduação. Visto isso, a metodologia, baseia-se no relato de experiência da estagiária, obtido por meio da observação e participação nas atividades desenvolvidas pelo professor tutor durante as aulas (teórica e prática), dando a este trabalho uma abordagem qualitativa. Diante disso, foram desenvolvidas atividades práticas: uma sobre flor, fruto e semente, onde na ocasião realizou-se uma nuvem de sementes e uma salada de frutas; e um quiz de perguntas e respostas relacionado a temática anterior, sendo ela intitulada como “Quiz da Botânica Agrícola: uma riqueza não revelada”, onde exigiu dos estudantes responder perguntas relaciodas aos conceitos vistos nas aulas, dentre os desafios do jogo, destaca-se a dificuldade em lembrar dos conceitos. No entanto, o jogo permitiu que os graduandos conhececem espécies de plantas que para alguns, era novidade, assim como, propiciou interação entre eles na escolha da resposta. Com base nos fatos, notou-se que o estágio foi uma experiência importante no processo da pós-graduação, por possibilitar a mestranda, vivenciar a prática docente na graduação, e relacionar suas experiências adquiridas pela graduação e pela educação básica enquanto professora, dando-lhe a oportunidade de realizar uma reflexão sobre como esses estudantes chegam na universidade principalmente no Pós-Pandemia da Covid 19. A luz do exposto, conclui-se que o estágio pode ser uma oportunidade de vivenciar a prática docente e gerar amadurecimento por meio da experiência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12512_TB5454_10112025163532.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEIZIANE GAMA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GEIZIANE" "autor_email" => "geizisantos1922@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127238 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5454 "inscrito_id" => 12512 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE BOTÂNICA DO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo relatar as reflexões a cerca da prática docente na graduação, por meio da experiência que o estágio em docência ofereceu a pós-graduanda na disciplina de Botânica no curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Autores que são referência para está pesquisa como Pimenta e Lima (2010); Tardiff (2009); Wagner; Silva e Lima (2023), discutem sobre saberes docentes e formação proficional na graduação. Visto isso, a metodologia, baseia-se no relato de experiência da estagiária, obtido por meio da observação e participação nas atividades desenvolvidas pelo professor tutor durante as aulas (teórica e prática), dando a este trabalho uma abordagem qualitativa. Diante disso, foram desenvolvidas atividades práticas: uma sobre flor, fruto e semente, onde na ocasião realizou-se uma nuvem de sementes e uma salada de frutas; e um quiz de perguntas e respostas relacionado a temática anterior, sendo ela intitulada como “Quiz da Botânica Agrícola: uma riqueza não revelada”, onde exigiu dos estudantes responder perguntas relaciodas aos conceitos vistos nas aulas, dentre os desafios do jogo, destaca-se a dificuldade em lembrar dos conceitos. No entanto, o jogo permitiu que os graduandos conhececem espécies de plantas que para alguns, era novidade, assim como, propiciou interação entre eles na escolha da resposta. Com base nos fatos, notou-se que o estágio foi uma experiência importante no processo da pós-graduação, por possibilitar a mestranda, vivenciar a prática docente na graduação, e relacionar suas experiências adquiridas pela graduação e pela educação básica enquanto professora, dando-lhe a oportunidade de realizar uma reflexão sobre como esses estudantes chegam na universidade principalmente no Pós-Pandemia da Covid 19. A luz do exposto, conclui-se que o estágio pode ser uma oportunidade de vivenciar a prática docente e gerar amadurecimento por meio da experiência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12512_TB5454_10112025163532.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEIZIANE GAMA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GEIZIANE" "autor_email" => "geizisantos1922@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }