NECESSIDADES FORMATIVAS NO CONTEXTO DA ATIVIDADE PEDAGOGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
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A categoria filosófica necessidade é discutida por Marx como ponto de partida para a atividade humana, ou seja, é a partir da necessidade de existência que o homem produz os meios de existência. Assim, essa pesquisa está fundamentada na Teoria Histórico-Cultural/Teoria da Atividade a partir dos estudos de Marx (2007), Vygotsky (2001), Leontiev (2004) e Afanasiev (1968). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. A partir das pesquisas de Nogueira e Pereira (2017), Passos (2016) e Santos (2018) foi possível analisar alguns pontos em comum, os professores foram capazes de tomar consciência da necessidade de estudar matemática para poder ensinar, criticaram as formações continuada, que muitas vezes não atendem as necessidades reais dos professores. Em síntese podemos identificar que houve manifestações de possibilidades reais, quanto ao planejamento e organização do ensino e possibilidades abstratas, quanto ao sentimento pessoal pela matemática." 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