ACELERANDO NA LEITURA E NA ESCRITA COM EMOÇÕES E SENTIMENTOS: RELATO DE PROJETO DIDÁTICO MULTIDISCIPLINAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125480 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1451 "inscrito_id" => 8765 "titulo" => "ACELERANDO NA LEITURA E NA ESCRITA COM EMOÇÕES E SENTIMENTOS: RELATO DE PROJETO DIDÁTICO MULTIDISCIPLINAR" "resumo" => "A dificuldade em lidar com conflitos e a passividade em momentos de leitura foram percebidas na turma de Correção de Fluxo 2 - Aceleração, que tem 13 estudantes entre 10 e 13 anos, com atraso escolar. O grupo mostrou interesse em conhecer a realidade das pessoas com deficiência após leitura sobre o tema. Assim, iniciou-se um projeto sobre inclusão articulado às habilidades socioemocionais, em conformidade com a BNCC e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 4 da ONU, que preconizam o desenvolvimento integral com respeito à diversidade. A iniciativa de desenvolver ações a partir da curiosidade dos/as educandos/as e de suas realidades está em consonância com as ideias de Paulo Freire, que sustentam a substituição da educação bancária pela dialógica. Realizaram-se oficinas, leituras e contações de histórias sobre inclusão e habilidades socioemocionais. A turma decidiu criar um livro para retratar as aprendizagens e sensibilizar a sociedade a olhar com empatia e respeito para as pessoas com deficiência. Foram realizadas aulas extraclasse em espaços inclusivos e rodas de diálogo com pessoas com deficiência. Foram confeccionadas esculturas das personagens, numa oficina de metarreciclagem, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 12 da ONU. O diário de bordo contribuiu com a autoavaliação docente e discente. A visão que os educandos tinham sobre pessoas com deficiência era associada às limitações. Com os estudos puderam entender o porquê da representação negativa, percebendo que pesquisa e leitura mudam o olhar sobre as coisas e a postura diante delas. Difundir o que aprenderam por meio da escrita autoral gerou o gosto pela produção e divulgação de saberes. O desempenho escolar da turma melhorou. A participação ativa e colaborativa da turma nas ações do projeto favoreceu a construção de vínculos afetivos entre estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8765_TB1451_20102025151235.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALIE SENA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATHALIE" "autor_email" => "liesena1@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125480 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1451 "inscrito_id" => 8765 "titulo" => "ACELERANDO NA LEITURA E NA ESCRITA COM EMOÇÕES E SENTIMENTOS: RELATO DE PROJETO DIDÁTICO MULTIDISCIPLINAR" "resumo" => "A dificuldade em lidar com conflitos e a passividade em momentos de leitura foram percebidas na turma de Correção de Fluxo 2 - Aceleração, que tem 13 estudantes entre 10 e 13 anos, com atraso escolar. O grupo mostrou interesse em conhecer a realidade das pessoas com deficiência após leitura sobre o tema. Assim, iniciou-se um projeto sobre inclusão articulado às habilidades socioemocionais, em conformidade com a BNCC e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 4 da ONU, que preconizam o desenvolvimento integral com respeito à diversidade. A iniciativa de desenvolver ações a partir da curiosidade dos/as educandos/as e de suas realidades está em consonância com as ideias de Paulo Freire, que sustentam a substituição da educação bancária pela dialógica. Realizaram-se oficinas, leituras e contações de histórias sobre inclusão e habilidades socioemocionais. A turma decidiu criar um livro para retratar as aprendizagens e sensibilizar a sociedade a olhar com empatia e respeito para as pessoas com deficiência. Foram realizadas aulas extraclasse em espaços inclusivos e rodas de diálogo com pessoas com deficiência. Foram confeccionadas esculturas das personagens, numa oficina de metarreciclagem, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 12 da ONU. O diário de bordo contribuiu com a autoavaliação docente e discente. A visão que os educandos tinham sobre pessoas com deficiência era associada às limitações. Com os estudos puderam entender o porquê da representação negativa, percebendo que pesquisa e leitura mudam o olhar sobre as coisas e a postura diante delas. Difundir o que aprenderam por meio da escrita autoral gerou o gosto pela produção e divulgação de saberes. O desempenho escolar da turma melhorou. A participação ativa e colaborativa da turma nas ações do projeto favoreceu a construção de vínculos afetivos entre estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8765_TB1451_20102025151235.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALIE SENA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATHALIE" "autor_email" => "liesena1@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }