Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125308
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1094
    "inscrito_id" => 8135
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A resolução N.7/2018 do Conselho Nacional de Educação (Brasil, 2018), propõe que as atividades de extensão sejam incluídas nos currículos dos cursos de gradução, mas segundo Pereira e Vitorini (2019), esta curricularização tem gerado muitos desafios. Apesar disso, a curricularização da extensão pode contribuir para a formação docente pois permite relacionar teoria e prática (Santos e Gouw, 2021). Dentro deste contexto, este trabalho objetiva descrever as aprendizagens dos estudantes da disciplina de introdução à extensão, na preparação e organização de um evento, experimentos de ciências para crianças, como atividade de extensão formativa. Ao todo participaram 10 estudantes que responderam a um questionário elaborado na plataforma googleforms após o evento. O questionário solicitava que os estudantes descrevessem suas aprendizagens nos três momentos do processo: Planejamento, incluindo pesquisa, seleção e testagem de experimentos; organização em que os estudantes elaboraram a logística, como preparação de kits, divisão do tempo e ordem dos experimentos e execução, acolhendo 24 crianças de uma escola pública que realizaram os experimentos planejados por estes estudantes. Com relação as aprendizagens no processo de planejamento, os estudantes perceberam a importância e necessidade da “testagem” e do domínio dos conceitos científicos por trás de cada experimento. Na etapa de organização os alunos descrevem como principal aprendizagem, trabalhar em grupo, resolvendo conflitos e encontrando soluções para os problemas que surgiam. No processo de execução, os estudantes elencaram como aprendizagens a percepção de que na sala de aula, os alunos têm ritmos diferentes de aprendizagem e que nem tudo acontece como o professor planeja, é preciso fazer algumas vezes, adaptações nas atividades. Pelas respostas dos estudantes, foi possível perceber que o processo de elaboração do evento de extensão trouxe contribuições importantes para sua formação docente, o que mostra que apesar de desafiador, a curricularização da extensão é necessária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8135_TB1094_30102025144406.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDINILZA MARIA ANASTÁCIO FEITOSA"
    "autor_nome_curto" => "EDINILZA"
    "autor_email" => "edinilza.feitosa@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125308
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1094
    "inscrito_id" => 8135
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A resolução N.7/2018 do Conselho Nacional de Educação (Brasil, 2018), propõe que as atividades de extensão sejam incluídas nos currículos dos cursos de gradução, mas segundo Pereira e Vitorini (2019), esta curricularização tem gerado muitos desafios. Apesar disso, a curricularização da extensão pode contribuir para a formação docente pois permite relacionar teoria e prática (Santos e Gouw, 2021). Dentro deste contexto, este trabalho objetiva descrever as aprendizagens dos estudantes da disciplina de introdução à extensão, na preparação e organização de um evento, experimentos de ciências para crianças, como atividade de extensão formativa. Ao todo participaram 10 estudantes que responderam a um questionário elaborado na plataforma googleforms após o evento. O questionário solicitava que os estudantes descrevessem suas aprendizagens nos três momentos do processo: Planejamento, incluindo pesquisa, seleção e testagem de experimentos; organização em que os estudantes elaboraram a logística, como preparação de kits, divisão do tempo e ordem dos experimentos e execução, acolhendo 24 crianças de uma escola pública que realizaram os experimentos planejados por estes estudantes. Com relação as aprendizagens no processo de planejamento, os estudantes perceberam a importância e necessidade da “testagem” e do domínio dos conceitos científicos por trás de cada experimento. Na etapa de organização os alunos descrevem como principal aprendizagem, trabalhar em grupo, resolvendo conflitos e encontrando soluções para os problemas que surgiam. No processo de execução, os estudantes elencaram como aprendizagens a percepção de que na sala de aula, os alunos têm ritmos diferentes de aprendizagem e que nem tudo acontece como o professor planeja, é preciso fazer algumas vezes, adaptações nas atividades. Pelas respostas dos estudantes, foi possível perceber que o processo de elaboração do evento de extensão trouxe contribuições importantes para sua formação docente, o que mostra que apesar de desafiador, a curricularização da extensão é necessária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8135_TB1094_30102025144406.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDINILZA MARIA ANASTÁCIO FEITOSA"
    "autor_nome_curto" => "EDINILZA"
    "autor_email" => "edinilza.feitosa@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A resolução N.7/2018 do Conselho Nacional de Educação (Brasil, 2018), propõe que as atividades de extensão sejam incluídas nos currículos dos cursos de gradução, mas segundo Pereira e Vitorini (2019), esta curricularização tem gerado muitos desafios. Apesar disso, a curricularização da extensão pode contribuir para a formação docente pois permite relacionar teoria e prática (Santos e Gouw, 2021). Dentro deste contexto, este trabalho objetiva descrever as aprendizagens dos estudantes da disciplina de introdução à extensão, na preparação e organização de um evento, experimentos de ciências para crianças, como atividade de extensão formativa. Ao todo participaram 10 estudantes que responderam a um questionário elaborado na plataforma googleforms após o evento. O questionário solicitava que os estudantes descrevessem suas aprendizagens nos três momentos do processo: Planejamento, incluindo pesquisa, seleção e testagem de experimentos; organização em que os estudantes elaboraram a logística, como preparação de kits, divisão do tempo e ordem dos experimentos e execução, acolhendo 24 crianças de uma escola pública que realizaram os experimentos planejados por estes estudantes. Com relação as aprendizagens no processo de planejamento, os estudantes perceberam a importância e necessidade da “testagem” e do domínio dos conceitos científicos por trás de cada experimento. Na etapa de organização os alunos descrevem como principal aprendizagem, trabalhar em grupo, resolvendo conflitos e encontrando soluções para os problemas que surgiam. No processo de execução, os estudantes elencaram como aprendizagens a percepção de que na sala de aula, os alunos têm ritmos diferentes de aprendizagem e que nem tudo acontece como o professor planeja, é preciso fazer algumas vezes, adaptações nas atividades. Pelas respostas dos estudantes, foi possível perceber que o processo de elaboração do evento de extensão trouxe contribuições importantes para sua formação docente, o que mostra que apesar de desafiador, a curricularização da extensão é necessária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.