CONTRIBUIÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125308 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1094 "inscrito_id" => 8135 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA" "resumo" => "A resolução N.7/2018 do Conselho Nacional de Educação (Brasil, 2018), propõe que as atividades de extensão sejam incluídas nos currículos dos cursos de gradução, mas segundo Pereira e Vitorini (2019), esta curricularização tem gerado muitos desafios. Apesar disso, a curricularização da extensão pode contribuir para a formação docente pois permite relacionar teoria e prática (Santos e Gouw, 2021). Dentro deste contexto, este trabalho objetiva descrever as aprendizagens dos estudantes da disciplina de introdução à extensão, na preparação e organização de um evento, experimentos de ciências para crianças, como atividade de extensão formativa. Ao todo participaram 10 estudantes que responderam a um questionário elaborado na plataforma googleforms após o evento. O questionário solicitava que os estudantes descrevessem suas aprendizagens nos três momentos do processo: Planejamento, incluindo pesquisa, seleção e testagem de experimentos; organização em que os estudantes elaboraram a logística, como preparação de kits, divisão do tempo e ordem dos experimentos e execução, acolhendo 24 crianças de uma escola pública que realizaram os experimentos planejados por estes estudantes. Com relação as aprendizagens no processo de planejamento, os estudantes perceberam a importância e necessidade da “testagem” e do domínio dos conceitos científicos por trás de cada experimento. Na etapa de organização os alunos descrevem como principal aprendizagem, trabalhar em grupo, resolvendo conflitos e encontrando soluções para os problemas que surgiam. No processo de execução, os estudantes elencaram como aprendizagens a percepção de que na sala de aula, os alunos têm ritmos diferentes de aprendizagem e que nem tudo acontece como o professor planeja, é preciso fazer algumas vezes, adaptações nas atividades. Pelas respostas dos estudantes, foi possível perceber que o processo de elaboração do evento de extensão trouxe contribuições importantes para sua formação docente, o que mostra que apesar de desafiador, a curricularização da extensão é necessária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8135_TB1094_30102025144406.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDINILZA MARIA ANASTÁCIO FEITOSA" "autor_nome_curto" => "EDINILZA" "autor_email" => "edinilza.feitosa@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125308 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1094 "inscrito_id" => 8135 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA" "resumo" => "A resolução N.7/2018 do Conselho Nacional de Educação (Brasil, 2018), propõe que as atividades de extensão sejam incluídas nos currículos dos cursos de gradução, mas segundo Pereira e Vitorini (2019), esta curricularização tem gerado muitos desafios. Apesar disso, a curricularização da extensão pode contribuir para a formação docente pois permite relacionar teoria e prática (Santos e Gouw, 2021). Dentro deste contexto, este trabalho objetiva descrever as aprendizagens dos estudantes da disciplina de introdução à extensão, na preparação e organização de um evento, experimentos de ciências para crianças, como atividade de extensão formativa. Ao todo participaram 10 estudantes que responderam a um questionário elaborado na plataforma googleforms após o evento. O questionário solicitava que os estudantes descrevessem suas aprendizagens nos três momentos do processo: Planejamento, incluindo pesquisa, seleção e testagem de experimentos; organização em que os estudantes elaboraram a logística, como preparação de kits, divisão do tempo e ordem dos experimentos e execução, acolhendo 24 crianças de uma escola pública que realizaram os experimentos planejados por estes estudantes. Com relação as aprendizagens no processo de planejamento, os estudantes perceberam a importância e necessidade da “testagem” e do domínio dos conceitos científicos por trás de cada experimento. Na etapa de organização os alunos descrevem como principal aprendizagem, trabalhar em grupo, resolvendo conflitos e encontrando soluções para os problemas que surgiam. No processo de execução, os estudantes elencaram como aprendizagens a percepção de que na sala de aula, os alunos têm ritmos diferentes de aprendizagem e que nem tudo acontece como o professor planeja, é preciso fazer algumas vezes, adaptações nas atividades. Pelas respostas dos estudantes, foi possível perceber que o processo de elaboração do evento de extensão trouxe contribuições importantes para sua formação docente, o que mostra que apesar de desafiador, a curricularização da extensão é necessária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8135_TB1094_30102025144406.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDINILZA MARIA ANASTÁCIO FEITOSA" "autor_nome_curto" => "EDINILZA" "autor_email" => "edinilza.feitosa@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }