O USO DOS ÓCULOS DE REALIDADE VIRTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126933 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4801 "inscrito_id" => 12998 "titulo" => "O USO DOS ÓCULOS DE REALIDADE VIRTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS." "resumo" => "Estamos cada vez mais próximo do Mundo Virtual, podemos enfatizar a importância dos objetos virtuais para aproximação do conteúdo através da visualização e contextualização dos conteúdos do ensino de História de forma mais lúdica, principalmente na Educação de Jovens e Adultos, considerando que a realidade da nossa comunidade escolar, se faz necessária porque a oferta do ensino dessa modalidade é noturno e os alunos trabalham e fazem outras atividades durante o dia, logo, chegam à escola cansados, desmotivados e necessitam aprender de forma mais lúdica. O objetivo desse projeto foi além das expectativas esperadas no antes do projeto, usar a realidade virtual para facilitou a compreensão de certos conceitos e aumentar o interesse e o engajamento dos alunos nas aulas do ensino de Educação de Jovens e Adultos. Essa aplicação na sala de aula da RVA realizou-se por meio de um estudo de caso, na disciplina de História na Educação de Jovens e Adultos. A utilização de ferramentas de RVA permitiu, entre outras possibilidades, mostrar diversas partes do mundo e aspectos da história de diferentes países, para que o aluno, além da explicação normal, pôde conhecer um pouco das origens do mundo e no ambiente escolar possibilita como ferramenta e recurso didático possibilita o sujeito a estar em lugares de difíceis acesso e conhecê-los, produzindo novos saberes que anteriormente foram lapidados teoricamente, transformando uma aula que seria de metodologia tradicional para uma aula rica e interativa, atingindo os demais objetivos da aula como o desenvolvimento pleno da aprendizagem do estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12998_TB4801_30102025202240.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA YARA CRISTINA RIBEIRO MAFRA" "autor_nome_curto" => "ALANA" "autor_email" => "alana.mafra@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126933 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4801 "inscrito_id" => 12998 "titulo" => "O USO DOS ÓCULOS DE REALIDADE VIRTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS." "resumo" => "Estamos cada vez mais próximo do Mundo Virtual, podemos enfatizar a importância dos objetos virtuais para aproximação do conteúdo através da visualização e contextualização dos conteúdos do ensino de História de forma mais lúdica, principalmente na Educação de Jovens e Adultos, considerando que a realidade da nossa comunidade escolar, se faz necessária porque a oferta do ensino dessa modalidade é noturno e os alunos trabalham e fazem outras atividades durante o dia, logo, chegam à escola cansados, desmotivados e necessitam aprender de forma mais lúdica. O objetivo desse projeto foi além das expectativas esperadas no antes do projeto, usar a realidade virtual para facilitou a compreensão de certos conceitos e aumentar o interesse e o engajamento dos alunos nas aulas do ensino de Educação de Jovens e Adultos. Essa aplicação na sala de aula da RVA realizou-se por meio de um estudo de caso, na disciplina de História na Educação de Jovens e Adultos. A utilização de ferramentas de RVA permitiu, entre outras possibilidades, mostrar diversas partes do mundo e aspectos da história de diferentes países, para que o aluno, além da explicação normal, pôde conhecer um pouco das origens do mundo e no ambiente escolar possibilita como ferramenta e recurso didático possibilita o sujeito a estar em lugares de difíceis acesso e conhecê-los, produzindo novos saberes que anteriormente foram lapidados teoricamente, transformando uma aula que seria de metodologia tradicional para uma aula rica e interativa, atingindo os demais objetivos da aula como o desenvolvimento pleno da aprendizagem do estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12998_TB4801_30102025202240.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA YARA CRISTINA RIBEIRO MAFRA" "autor_nome_curto" => "ALANA" "autor_email" => "alana.mafra@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }