MATEMÁTICA FINANCEIRA E EDUCAÇÃO PARA A VIDA: PREPARANDO O ESTUDANTE DA ESCOLA PÚBLICA PARA OS DESAFIOS DO ENEM E DO COTIDIANO ECONÔMICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128241 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7959 "inscrito_id" => 17076 "titulo" => "MATEMÁTICA FINANCEIRA E EDUCAÇÃO PARA A VIDA: PREPARANDO O ESTUDANTE DA ESCOLA PÚBLICA PARA OS DESAFIOS DO ENEM E DO COTIDIANO ECONÔMICO" "resumo" => "A Matemática Financeira encontra-se presente em diversas situações do cotidiano, desempenhando papel fundamental na vida de todos os indivíduos inseridos na sociedade. A aquisição de conhecimentos nesta área constitui um instrumento essencial para a tomada de decisões conscientes e para a análise eficiente das finanças pessoais e profissionais. Considerando sua relevância, este estudo teve por objetivo descrever uma atividade desenvolvida por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), vinculada ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba – Campus 4, com a finalidade de avaliar os erros e dificuldades enfrentados por estudantes da rede estadual da cidade de Mamanguape no que tange ao aprendizado de Matemática Financeira. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e descritiva, utilizando como instrumento de avaliação uma atividade composta por cinco questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A amostra foi composta por 23 estudantes matriculados no terceiro ano do Ensino Médio. Os dados coletados por meio da avaliação foram analisados com o objetivo de identificar as principais falhas na compreensão dos conteúdos essenciais dessa disciplina. Os resultados revelaram dificuldades significativas por parte dos estudantes na compreensão de conceitos fundamentais, tais como juros simples, porcentagem e equivalência de taxas. Essas falhas evidenciam a necessidade de uma abordagem pedagógica mais eficaz por parte dos docentes e das instituições de ensino, especialmente no que diz respeito à contextualização prática desses conceitos, de modo a demonstrar a aplicabilidade da Matemática Financeira no cotidiano dos estudantes. Conclui-se, portanto, que há uma urgência em repensar as estratégias pedagógicas empregadas no ensino dessa disciplina, visando proporcionar uma formação mais sólida e funcional aos alunos, capacitando-os a lidar de forma crítica e consciente com situações financeiras reais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17076_TB7959_14102025190611.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA DA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafaelagba.rm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128241 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7959 "inscrito_id" => 17076 "titulo" => "MATEMÁTICA FINANCEIRA E EDUCAÇÃO PARA A VIDA: PREPARANDO O ESTUDANTE DA ESCOLA PÚBLICA PARA OS DESAFIOS DO ENEM E DO COTIDIANO ECONÔMICO" "resumo" => "A Matemática Financeira encontra-se presente em diversas situações do cotidiano, desempenhando papel fundamental na vida de todos os indivíduos inseridos na sociedade. A aquisição de conhecimentos nesta área constitui um instrumento essencial para a tomada de decisões conscientes e para a análise eficiente das finanças pessoais e profissionais. Considerando sua relevância, este estudo teve por objetivo descrever uma atividade desenvolvida por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), vinculada ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba – Campus 4, com a finalidade de avaliar os erros e dificuldades enfrentados por estudantes da rede estadual da cidade de Mamanguape no que tange ao aprendizado de Matemática Financeira. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e descritiva, utilizando como instrumento de avaliação uma atividade composta por cinco questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A amostra foi composta por 23 estudantes matriculados no terceiro ano do Ensino Médio. Os dados coletados por meio da avaliação foram analisados com o objetivo de identificar as principais falhas na compreensão dos conteúdos essenciais dessa disciplina. Os resultados revelaram dificuldades significativas por parte dos estudantes na compreensão de conceitos fundamentais, tais como juros simples, porcentagem e equivalência de taxas. Essas falhas evidenciam a necessidade de uma abordagem pedagógica mais eficaz por parte dos docentes e das instituições de ensino, especialmente no que diz respeito à contextualização prática desses conceitos, de modo a demonstrar a aplicabilidade da Matemática Financeira no cotidiano dos estudantes. Conclui-se, portanto, que há uma urgência em repensar as estratégias pedagógicas empregadas no ensino dessa disciplina, visando proporcionar uma formação mais sólida e funcional aos alunos, capacitando-os a lidar de forma crítica e consciente com situações financeiras reais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17076_TB7959_14102025190611.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA DA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafaelagba.rm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }