DESAFIOS E RESISTÊNCIAS: JOVENS MULHERES NO ENSINO MÉDIO E DESIGUALDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125862 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2204 "inscrito_id" => 1245 "titulo" => "DESAFIOS E RESISTÊNCIAS: JOVENS MULHERES NO ENSINO MÉDIO E DESIGUALDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O presente estudo busca compreender os desafios enfrentados por jovens mulheres em contexto de vulnerabilidade social e sua relação com a desigualdade de gênero, impactando a permanência e a conclusão do ensino médio. A pesquisa se baseia em teorias de gênero e educação, apoiando-se em autores como Oliveira (2024) e Alves (2024) para analisar as intersecções entre gênero, vulnerabilidade social e escolarização. O estudo revela que, apesar do desempenho acadêmico superior das meninas no ensino básico, fatores como gravidez precoce, sobrecarga doméstica e falta de apoio familiar e estrutural contribuem para a evasão escolar. Além disso, a pesquisa evidencia que a desigualdade de gênero e as responsabilidades familiares afetam negativamente as trajetórias educacionais dessas jovens. Em Sergipe, por exemplo, as disparidades entre homens e mulheres no mercado de trabalho, o acesso desigual à educação e a sub-representação feminina nas esferas políticas refletem um contexto de desigualdade estrutural que dificulta o sucesso educacional das mulheres. A análise das políticas educacionais voltadas para o apoio à permanência escolar revela que há lacunas significativas no suporte a essas estudantes. O estudo sugere a necessidade de políticas públicas que considerem as especificidades de gênero e vulnerabilidade social, com foco na criação de ambientes educacionais mais inclusivos e no fortalecimento da autonomia das jovens mulheres." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1245_TB2204_14102025155701.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEANE TAIARA SOARES HONÓRIO" "autor_nome_curto" => "DEANE TAIARA" "autor_email" => "taiaradeane@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125862 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2204 "inscrito_id" => 1245 "titulo" => "DESAFIOS E RESISTÊNCIAS: JOVENS MULHERES NO ENSINO MÉDIO E DESIGUALDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O presente estudo busca compreender os desafios enfrentados por jovens mulheres em contexto de vulnerabilidade social e sua relação com a desigualdade de gênero, impactando a permanência e a conclusão do ensino médio. A pesquisa se baseia em teorias de gênero e educação, apoiando-se em autores como Oliveira (2024) e Alves (2024) para analisar as intersecções entre gênero, vulnerabilidade social e escolarização. O estudo revela que, apesar do desempenho acadêmico superior das meninas no ensino básico, fatores como gravidez precoce, sobrecarga doméstica e falta de apoio familiar e estrutural contribuem para a evasão escolar. Além disso, a pesquisa evidencia que a desigualdade de gênero e as responsabilidades familiares afetam negativamente as trajetórias educacionais dessas jovens. Em Sergipe, por exemplo, as disparidades entre homens e mulheres no mercado de trabalho, o acesso desigual à educação e a sub-representação feminina nas esferas políticas refletem um contexto de desigualdade estrutural que dificulta o sucesso educacional das mulheres. A análise das políticas educacionais voltadas para o apoio à permanência escolar revela que há lacunas significativas no suporte a essas estudantes. O estudo sugere a necessidade de políticas públicas que considerem as especificidades de gênero e vulnerabilidade social, com foco na criação de ambientes educacionais mais inclusivos e no fortalecimento da autonomia das jovens mulheres." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1245_TB2204_14102025155701.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEANE TAIARA SOARES HONÓRIO" "autor_nome_curto" => "DEANE TAIARA" "autor_email" => "taiaradeane@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }