QUANDO O SILÊNCIO TAMBÉM FERE - PERCEPÇÕES ESTUDANTIS SOBRE MISOGINIA E VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO AMBIENTE ACADÊMICO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127144 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5263 "inscrito_id" => 13503 "titulo" => "QUANDO O SILÊNCIO TAMBÉM FERE - PERCEPÇÕES ESTUDANTIS SOBRE MISOGINIA E VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO AMBIENTE ACADÊMICO." "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte da pesquisa realizada entre setembro de 2023 e agosto de 2024. vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), conforme o Edital n° 16/PRPPI/IFAL/CNPq/FAPEAL/2023, intitulada "A misoginia e a violência contra a mulher nas relações contemporâneas: um diálogo urgente". De natureza qualitativa (Minayo, 2014), a investigação fundamenta-se na Linguística Aplicada Implicada (Moita Lopes, 2006; Souto Maior, 2022), abordagem que concebe a linguagem como prática social e a pesquisa como intervenção ética e transformadora. Utilizando a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011; Minayo, 2010), o estudo visou compreender como estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações, Eletrônica. Eletrotécnica e Estradas, e da Licenciatura em Letras-Português do Campus Maceió/Ifal percebem e vivenciam a violência de gênero no ambiente acadêmico, considerando seus impactos e formas de enfrentamento. Os dados, obtidos por 3 questionários semiestruturados aplicados a 70 discentes, foram analisados à luz de autoras como Beauvoir (2019), Butler (2021), Federici (2020), Hooks (2020) e Manne (2021). Os resultados revelam não apenas a persistência de violências como assédio, discriminação e bullying, mas também o relato de estudantes que naturalizam essas práticas como "parte do cotidiano escolar", o que aponta para um processo de banalização da misoginia entre jovens. Tal dado escancara o risco de uma cultura institucional de tolerância à violência e evidencia uma urgência ética: romper com esse ciclo por meio de ações formativas contínuas e políticas institucionais atentas, que promovam a equidade de gênero e garantam um ambiente acadêmico seguro, plural e acolhedor. Identificamos a percepção predominante de que práticas misóginas e outras formas de violência de gênero estão naturalizadas nas interações cotidianas. Constatamos também um sentimento recorrente de silenciamento institucional, o que contribui para sua banalização e para a deslegitimação das experiências relatadas por estudantes do Campus Maceió/Ifal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13503_TB5263_30102025224026.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE MARINHO GOMES CODÁ CAVALCANTI MARQUES" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "alicecodamarques@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127144 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5263 "inscrito_id" => 13503 "titulo" => "QUANDO O SILÊNCIO TAMBÉM FERE - PERCEPÇÕES ESTUDANTIS SOBRE MISOGINIA E VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO AMBIENTE ACADÊMICO." "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte da pesquisa realizada entre setembro de 2023 e agosto de 2024. vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), conforme o Edital n° 16/PRPPI/IFAL/CNPq/FAPEAL/2023, intitulada "A misoginia e a violência contra a mulher nas relações contemporâneas: um diálogo urgente". De natureza qualitativa (Minayo, 2014), a investigação fundamenta-se na Linguística Aplicada Implicada (Moita Lopes, 2006; Souto Maior, 2022), abordagem que concebe a linguagem como prática social e a pesquisa como intervenção ética e transformadora. Utilizando a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011; Minayo, 2010), o estudo visou compreender como estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações, Eletrônica. Eletrotécnica e Estradas, e da Licenciatura em Letras-Português do Campus Maceió/Ifal percebem e vivenciam a violência de gênero no ambiente acadêmico, considerando seus impactos e formas de enfrentamento. Os dados, obtidos por 3 questionários semiestruturados aplicados a 70 discentes, foram analisados à luz de autoras como Beauvoir (2019), Butler (2021), Federici (2020), Hooks (2020) e Manne (2021). Os resultados revelam não apenas a persistência de violências como assédio, discriminação e bullying, mas também o relato de estudantes que naturalizam essas práticas como "parte do cotidiano escolar", o que aponta para um processo de banalização da misoginia entre jovens. Tal dado escancara o risco de uma cultura institucional de tolerância à violência e evidencia uma urgência ética: romper com esse ciclo por meio de ações formativas contínuas e políticas institucionais atentas, que promovam a equidade de gênero e garantam um ambiente acadêmico seguro, plural e acolhedor. Identificamos a percepção predominante de que práticas misóginas e outras formas de violência de gênero estão naturalizadas nas interações cotidianas. Constatamos também um sentimento recorrente de silenciamento institucional, o que contribui para sua banalização e para a deslegitimação das experiências relatadas por estudantes do Campus Maceió/Ifal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13503_TB5263_30102025224026.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE MARINHO GOMES CODÁ CAVALCANTI MARQUES" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "alicecodamarques@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }