Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ROBÓTICA ARDUINO COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO ESCOLAR “DESENVOLVENDO PROTÓTIPOS SUSTENTÁVEIS” NA ESCOLA PROFESSOR JOSÉ BIONE DE ARAÚJO NA CIDADE DE CARUARU, ESTADO DE PERNAMBUCO, NO ANO DE 2024

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126795
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4497
    "inscrito_id" => 7486
    "titulo" => "A ROBÓTICA ARDUINO COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO ESCOLAR “DESENVOLVENDO PROTÓTIPOS SUSTENTÁVEIS” NA ESCOLA PROFESSOR JOSÉ BIONE DE ARAÚJO NA CIDADE DE CARUARU, ESTADO DE PERNAMBUCO, NO ANO DE 2024"
    "resumo" => "O presente artigo explora a integração de tecnologias acessíveis e sustentáveis através de um relato de experiência no ambiente escolar, destacando o Arduino como ferramenta central para o desenvolvimento de protótipos robóticos. Ele apresenta um projeto realizado com turmas do primeiro ano do ensino médio, onde estudantes colaboraram para criar soluções voltadas às necessidades da comunidade escolar, com foco em sustentabilidade e gestão de recursos. Os alunos trabalharam em equipes para desenvolver protótipos baseados em problemas reais, como o Sistema Assistivo Robótico Adaptativo (S.A.R.A), projetado para auxiliar pessoas com deficiências sensoriais. Esses projetos foram desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2024, com atividades como montagem de circuitos, programação em C/C++ e introdução à eletrônica. Durante o processo, os estudantes participaram de eventos, como a EXPO BIONE e o Encontro de Boas Práticas Docentes, onde apresentaram seus protótipos e compartilharam as experiências com a comunidade. A iniciativa destacou não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também a conscientização sobre questões ambientais e sociais. O artigo conclui que a robótica pode ser uma ferramenta educativa poderosa para engajar alunos, prepará-los para desafios futuros e fomentar uma cidadania comprometida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7486_TB4497_14102025213550.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DELVISON JOSE ARAUJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DELVISON"
    "autor_email" => "delvisonjasantos@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126795
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4497
    "inscrito_id" => 7486
    "titulo" => "A ROBÓTICA ARDUINO COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO ESCOLAR “DESENVOLVENDO PROTÓTIPOS SUSTENTÁVEIS” NA ESCOLA PROFESSOR JOSÉ BIONE DE ARAÚJO NA CIDADE DE CARUARU, ESTADO DE PERNAMBUCO, NO ANO DE 2024"
    "resumo" => "O presente artigo explora a integração de tecnologias acessíveis e sustentáveis através de um relato de experiência no ambiente escolar, destacando o Arduino como ferramenta central para o desenvolvimento de protótipos robóticos. Ele apresenta um projeto realizado com turmas do primeiro ano do ensino médio, onde estudantes colaboraram para criar soluções voltadas às necessidades da comunidade escolar, com foco em sustentabilidade e gestão de recursos. Os alunos trabalharam em equipes para desenvolver protótipos baseados em problemas reais, como o Sistema Assistivo Robótico Adaptativo (S.A.R.A), projetado para auxiliar pessoas com deficiências sensoriais. Esses projetos foram desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2024, com atividades como montagem de circuitos, programação em C/C++ e introdução à eletrônica. Durante o processo, os estudantes participaram de eventos, como a EXPO BIONE e o Encontro de Boas Práticas Docentes, onde apresentaram seus protótipos e compartilharam as experiências com a comunidade. A iniciativa destacou não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também a conscientização sobre questões ambientais e sociais. O artigo conclui que a robótica pode ser uma ferramenta educativa poderosa para engajar alunos, prepará-los para desafios futuros e fomentar uma cidadania comprometida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7486_TB4497_14102025213550.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DELVISON JOSE ARAUJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DELVISON"
    "autor_email" => "delvisonjasantos@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo explora a integração de tecnologias acessíveis e sustentáveis através de um relato de experiência no ambiente escolar, destacando o Arduino como ferramenta central para o desenvolvimento de protótipos robóticos. Ele apresenta um projeto realizado com turmas do primeiro ano do ensino médio, onde estudantes colaboraram para criar soluções voltadas às necessidades da comunidade escolar, com foco em sustentabilidade e gestão de recursos. Os alunos trabalharam em equipes para desenvolver protótipos baseados em problemas reais, como o Sistema Assistivo Robótico Adaptativo (S.A.R.A), projetado para auxiliar pessoas com deficiências sensoriais. Esses projetos foram desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2024, com atividades como montagem de circuitos, programação em C/C++ e introdução à eletrônica. Durante o processo, os estudantes participaram de eventos, como a EXPO BIONE e o Encontro de Boas Práticas Docentes, onde apresentaram seus protótipos e compartilharam as experiências com a comunidade. A iniciativa destacou não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também a conscientização sobre questões ambientais e sociais. O artigo conclui que a robótica pode ser uma ferramenta educativa poderosa para engajar alunos, prepará-los para desafios futuros e fomentar uma cidadania comprometida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.