UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO VISUAL DA OBRA “O AVESSO DA PELE”, DE JEFERSON TENÓRIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126429 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3482 "inscrito_id" => 3741 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO VISUAL DA OBRA “O AVESSO DA PELE”, DE JEFERSON TENÓRIO" "resumo" => "Ao considerar o campo semiótico dentro dos processos educacionais do ensino contemporâneo, urge a necessidade de aprimorar as práticas docentes quanto ao uso da obra literária como principal objeto de estudo, tornando-a mais atrativa ao público discente, ao mesmo tempo em que promove espaços para aprimorar suas habilidades cognitivas e pensamento crítico. Seguindo esse viés, o referido trabalho visa promover uma interseccionalidade em “O Avesso da Pele” (2020), ao inserir a obra em um contexto multimodal que combina os diversos signos em diferentes modos de expressão artística. Obtendo práticas de intertextualidade como um mecanismo de incentivo à leitura e facilitação do relacionamento ensino-aprendizagem, objetiva no entrelace de inovações tecnológicas, produções literárias contemporâneas e criação de arte como material didático, efetivar a integração de novos recursos nos processos de educação. Além disso, na verticalização das pesquisas, facilita a inclinação da possibilidade de catalização do consumo da arte. Para tal, apoiou-se na pesquisa bibliográfica (de Souza, 2021) de traços descritivos e analíticos quanto a sua metodologia e integração da obra literária trabalhada. A ressignificação do aprendizado deve ocorrer em consonância com as diversas formas de ensinar e aprender, logo, ao apresentar obras literárias que fogem da padronização verbal, instiga-se novas experiências de letramento literário por se tratar de um universo plural, neste caso, um ambiente tecnologicamente confluente dedicado à representação do enredo em um modelo visual. Desse modo, através do presente trabalho, espera-se desenvolver habilidades interpretativas, discursivas e artísticas usufruindo de uma perspectiva imersiva como fonte de debates socioculturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3741_TB3482_11112025161222.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY VITÓRIA MONTEIRO CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "EMILLY MONTEIRO" "autor_email" => "emillyvcordeiro@aluno.aeb.edu.br" "autor_ies" => "FACULDADE DO BELO JARDIM (FBJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126429 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3482 "inscrito_id" => 3741 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO VISUAL DA OBRA “O AVESSO DA PELE”, DE JEFERSON TENÓRIO" "resumo" => "Ao considerar o campo semiótico dentro dos processos educacionais do ensino contemporâneo, urge a necessidade de aprimorar as práticas docentes quanto ao uso da obra literária como principal objeto de estudo, tornando-a mais atrativa ao público discente, ao mesmo tempo em que promove espaços para aprimorar suas habilidades cognitivas e pensamento crítico. Seguindo esse viés, o referido trabalho visa promover uma interseccionalidade em “O Avesso da Pele” (2020), ao inserir a obra em um contexto multimodal que combina os diversos signos em diferentes modos de expressão artística. Obtendo práticas de intertextualidade como um mecanismo de incentivo à leitura e facilitação do relacionamento ensino-aprendizagem, objetiva no entrelace de inovações tecnológicas, produções literárias contemporâneas e criação de arte como material didático, efetivar a integração de novos recursos nos processos de educação. Além disso, na verticalização das pesquisas, facilita a inclinação da possibilidade de catalização do consumo da arte. Para tal, apoiou-se na pesquisa bibliográfica (de Souza, 2021) de traços descritivos e analíticos quanto a sua metodologia e integração da obra literária trabalhada. A ressignificação do aprendizado deve ocorrer em consonância com as diversas formas de ensinar e aprender, logo, ao apresentar obras literárias que fogem da padronização verbal, instiga-se novas experiências de letramento literário por se tratar de um universo plural, neste caso, um ambiente tecnologicamente confluente dedicado à representação do enredo em um modelo visual. Desse modo, através do presente trabalho, espera-se desenvolver habilidades interpretativas, discursivas e artísticas usufruindo de uma perspectiva imersiva como fonte de debates socioculturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3741_TB3482_11112025161222.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY VITÓRIA MONTEIRO CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "EMILLY MONTEIRO" "autor_email" => "emillyvcordeiro@aluno.aeb.edu.br" "autor_ies" => "FACULDADE DO BELO JARDIM (FBJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }