PEDAGOGIA FUNCIONAL E CONCEPÇÃO DE CRIANÇA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127663 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6367 "inscrito_id" => 12221 "titulo" => "PEDAGOGIA FUNCIONAL E CONCEPÇÃO DE CRIANÇA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo discutir sobre a pedagogia funcional e a concepção de criança considerando o ensino da educação infantil. Posto que a primeira infância, fase historicamente conhecida por sua complexidade, pelas diferentes concepções socioculturais resultantes do movimento de transformação da humanidade, tem sido alvo de vasta problematização, a começar pela figura da criança, sua constituição histórica, cultural, seu papel social e identitário. Nesse estudo discutimos a concepção de criança à luz da pedagogia funcional, que a compreende como um ser ativo ao defender a perspectiva da atividade real, em que o educador cria circunstâncias próprias para despertar na criança necessidades e interesses que possibilitem o desenvolvimento intelectual. Ao pensarmos nessa teoria nos debruçamos, ainda, sobre o ensino da educação infantil, etapa que inaugura a entrada da criança na escola, sendo portanto indispensável ao desenvolvimento e a aprendizagem na primeira infância, em aspectos cognitivos, linguísticos, afetivos e sociais. Outrossim, como suporte teórico dialogamos com Claparède (1958); Piaget (1970 e 1975); Ariès (1986); Rousseau (1995); Montoya (2011) e outros autores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, na qual utilizamos alguns livros trabalhados na disciplina Teorias Educacionais, componente curricular obrigatório do curso de mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGED - UFPI), textos publicados nas plataformas SciElo e Google Scholar e a legislação brasileira aplicada a educação infantil. Mediante o estudo, conclui-se que a pedagogia funcional entende a criança enquanto um ser capaz de pensar e agir de forma espontânea, adaptando-se progressivamente ao meio físico e social. Ademais, a educação ativa objetiva provocar na criança necessidades e interesses para que tenha condições de resolver por si só as dificuldades, produzindo assim autonomia funcional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12221_TB6367_14102025205904.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA FERREIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "lima08481@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127663 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6367 "inscrito_id" => 12221 "titulo" => "PEDAGOGIA FUNCIONAL E CONCEPÇÃO DE CRIANÇA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo discutir sobre a pedagogia funcional e a concepção de criança considerando o ensino da educação infantil. Posto que a primeira infância, fase historicamente conhecida por sua complexidade, pelas diferentes concepções socioculturais resultantes do movimento de transformação da humanidade, tem sido alvo de vasta problematização, a começar pela figura da criança, sua constituição histórica, cultural, seu papel social e identitário. Nesse estudo discutimos a concepção de criança à luz da pedagogia funcional, que a compreende como um ser ativo ao defender a perspectiva da atividade real, em que o educador cria circunstâncias próprias para despertar na criança necessidades e interesses que possibilitem o desenvolvimento intelectual. Ao pensarmos nessa teoria nos debruçamos, ainda, sobre o ensino da educação infantil, etapa que inaugura a entrada da criança na escola, sendo portanto indispensável ao desenvolvimento e a aprendizagem na primeira infância, em aspectos cognitivos, linguísticos, afetivos e sociais. Outrossim, como suporte teórico dialogamos com Claparède (1958); Piaget (1970 e 1975); Ariès (1986); Rousseau (1995); Montoya (2011) e outros autores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, na qual utilizamos alguns livros trabalhados na disciplina Teorias Educacionais, componente curricular obrigatório do curso de mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGED - UFPI), textos publicados nas plataformas SciElo e Google Scholar e a legislação brasileira aplicada a educação infantil. Mediante o estudo, conclui-se que a pedagogia funcional entende a criança enquanto um ser capaz de pensar e agir de forma espontânea, adaptando-se progressivamente ao meio físico e social. Ademais, a educação ativa objetiva provocar na criança necessidades e interesses para que tenha condições de resolver por si só as dificuldades, produzindo assim autonomia funcional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12221_TB6367_14102025205904.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA FERREIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "lima08481@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }