CONSIDERAÇÕES SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126485 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3614 "inscrito_id" => 10387 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES" "resumo" => "A gestão educacional desempenha um papel fundamental na promoção da qualidade da educação em todos os níveis de ensino. Em um cenário de constantes mudanças e desafios no contexto educacional, a formação contínua de professores reafirma sua necessidade e urgência, no intuito de preparar o professor no tange as práticas pedagógicas e o processo de aprendizagem. Assim, esse trabalho partiu da seguinte reflexão: Como as políticas de Gestão incentivam a formação contínua de professores? Posto isto, tem-se como objetivo analisar a importância da formação continuada de professores no contexto da gestão educacional, destacando como as políticas de formação e as estratégias de gestão podem contribuir para o desenvolvimento profissional docente e a qualidade do ensino. A metodologia adotada para este estudo é de abordagem qualitativa, com análise de revisão bibliográfica. A pesquisa se baseia em autores que discutem a formação docente, as políticas públicas educacionais e a gestão escolar. A revisão bibliográfica permitiu compreender as diferentes perspectivas sobre a transcendência da formação continuada para professores e como a gestão educacional pode potencializar este processo. Conclui-se que a importância da formação continuada e sua integração com a gestão educacional garantem melhoria nos índices de aprendizagem, organização escolar e desenvolvimento pedagógico. Assim, gestão educacional, unida a formação continuada, fornecem condições adequadas para impulsionar projetos de ensino, objetivos de aprendizagem e, refletem diretamente na qualidade e no sucesso dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10387_TB3614_30102025234624.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELI ALVES GERONCIO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SUELI" "autor_email" => "suelialves_2009@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126485 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3614 "inscrito_id" => 10387 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES" "resumo" => "A gestão educacional desempenha um papel fundamental na promoção da qualidade da educação em todos os níveis de ensino. Em um cenário de constantes mudanças e desafios no contexto educacional, a formação contínua de professores reafirma sua necessidade e urgência, no intuito de preparar o professor no tange as práticas pedagógicas e o processo de aprendizagem. Assim, esse trabalho partiu da seguinte reflexão: Como as políticas de Gestão incentivam a formação contínua de professores? Posto isto, tem-se como objetivo analisar a importância da formação continuada de professores no contexto da gestão educacional, destacando como as políticas de formação e as estratégias de gestão podem contribuir para o desenvolvimento profissional docente e a qualidade do ensino. A metodologia adotada para este estudo é de abordagem qualitativa, com análise de revisão bibliográfica. A pesquisa se baseia em autores que discutem a formação docente, as políticas públicas educacionais e a gestão escolar. A revisão bibliográfica permitiu compreender as diferentes perspectivas sobre a transcendência da formação continuada para professores e como a gestão educacional pode potencializar este processo. Conclui-se que a importância da formação continuada e sua integração com a gestão educacional garantem melhoria nos índices de aprendizagem, organização escolar e desenvolvimento pedagógico. Assim, gestão educacional, unida a formação continuada, fornecem condições adequadas para impulsionar projetos de ensino, objetivos de aprendizagem e, refletem diretamente na qualidade e no sucesso dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10387_TB3614_30102025234624.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELI ALVES GERONCIO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SUELI" "autor_email" => "suelialves_2009@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }