EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLOGICA- ERER/EPT NO IFRN: A ATUAÇÃO DO NEABI NO CAMPUS MOSSORÓ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126100 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2731 "inscrito_id" => 9493 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLOGICA- ERER/EPT NO IFRN: A ATUAÇÃO DO NEABI NO CAMPUS MOSSORÓ" "resumo" => "O estudo de caso apresenta o papel do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRN – Campus Mossoró na efetivação da Educação para as Relações Étnico Raciais (ERER) em um contexto da Educação Profissional Tecnológica (EPT). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e explicativa que investiga como a atuação do núcleo contribui para a formação étnico racial dos estudantes do ensino básico, técnico e tecnológico e para a promoção da equidade no ambiente acadêmico. O NEABI foi instituído no Instituto Federal do Rio Grande do Norte em 2011 pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex), com o objetivo de garantir o cumprimento das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. No Campus Mossoró, é composto por docentes, discentes e técnicos administrativos em diálogo com ativistas dos movimentos negros locais. Suas ações se desenvolvem para além da organização de eventos como o Abril Indígena, o Julho das Pretas e o Novembro Negro, com atividades ao longo do ano letivo envolvendo a comunidade interna e externa do instituto em parceira com o NEABI do Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (NEABI/UERN), o Coletivo Negras e o Grupo de Direito Critico da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), o Coletivo Pretos de Mossoró, a Câmara Municipal de Mossoró e diversas escolas públicas de ensino fundamental e médio, outrossim, possui parcerias com demais, projetos e núcleos do IFRN Mossoró. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem multidisciplinar, embasada em referenciais como Nilma Lino Gomes e Kabengele Munanga, contemplando relatos dos integrantes. Os resultados indicam que as ações do núcleo contribuem significativamente para a valorização das identidades afro-brasileiras e indígenas, fortalecendo a educação antirracista e ampliando o engajamento da comunidade acadêmica nas discussões sobre diversidade e inclusão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9493_TB2731_31102025000419.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA GABRYELA ROMÃO MONTEIRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "SARA GABRYELA" "autor_email" => "saragabryela923@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126100 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2731 "inscrito_id" => 9493 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLOGICA- ERER/EPT NO IFRN: A ATUAÇÃO DO NEABI NO CAMPUS MOSSORÓ" "resumo" => "O estudo de caso apresenta o papel do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRN – Campus Mossoró na efetivação da Educação para as Relações Étnico Raciais (ERER) em um contexto da Educação Profissional Tecnológica (EPT). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e explicativa que investiga como a atuação do núcleo contribui para a formação étnico racial dos estudantes do ensino básico, técnico e tecnológico e para a promoção da equidade no ambiente acadêmico. O NEABI foi instituído no Instituto Federal do Rio Grande do Norte em 2011 pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex), com o objetivo de garantir o cumprimento das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. No Campus Mossoró, é composto por docentes, discentes e técnicos administrativos em diálogo com ativistas dos movimentos negros locais. Suas ações se desenvolvem para além da organização de eventos como o Abril Indígena, o Julho das Pretas e o Novembro Negro, com atividades ao longo do ano letivo envolvendo a comunidade interna e externa do instituto em parceira com o NEABI do Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (NEABI/UERN), o Coletivo Negras e o Grupo de Direito Critico da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), o Coletivo Pretos de Mossoró, a Câmara Municipal de Mossoró e diversas escolas públicas de ensino fundamental e médio, outrossim, possui parcerias com demais, projetos e núcleos do IFRN Mossoró. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem multidisciplinar, embasada em referenciais como Nilma Lino Gomes e Kabengele Munanga, contemplando relatos dos integrantes. Os resultados indicam que as ações do núcleo contribuem significativamente para a valorização das identidades afro-brasileiras e indígenas, fortalecendo a educação antirracista e ampliando o engajamento da comunidade acadêmica nas discussões sobre diversidade e inclusão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9493_TB2731_31102025000419.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA GABRYELA ROMÃO MONTEIRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "SARA GABRYELA" "autor_email" => "saragabryela923@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }