FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O FUTURO DOCENTE NO FOCO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO
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A justificativa de tal investigação se dá em função de compreender como os múltiplos processos de sentidos relacionados ao futuro docente têm sido tensionados discursivamente no social. Dessa forma, a partir de uma análise sistemática de literatura de artigos na área da educação, estabelecida num recorte temporal de cinco anos (2018 - 2023), destaca-se as ressignificações da relação universidade x escola e o caráter prático dos cursos de licenciatura. Para realizar esta investigação, assumi-se como aporte teórico-analítico as discussões da abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e seus colaboradores (1992, 1994, 2004, 2011), em articulação com autores do campo do Currículo (Lopes, 2013, 2015, 2017; Lopes; Macedo, 2011; Dias, 2014, 2017, 2020), de modo a contextualizar os consensos produzidos pelos contextos de influência arraigados para formar discursos de base para a política. 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