Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PERSPECTIVA DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSEAL: SOBRE INSTRUMENTOS E PROPOSTAS EDUCATIVAS EM EXPOSIÇÕES DE MUSEUS DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125024
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 557
    "inscrito_id" => 5829
    "titulo" => "UMA PERSPECTIVA DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSEAL: SOBRE INSTRUMENTOS E PROPOSTAS EDUCATIVAS EM EXPOSIÇÕES DE MUSEUS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O artigo integra um conjunto de ações de investigação sobre práticas educativas no contexto da educação museal em museus de temática de ciências. Leva em conta uma experiência ocorrida na exposição Insetos Ilustrados, do Museu da Vida Fiocruz, mirando nas ações de mediação, elaboração de proposta educativa e aplicação de um instrumento de avaliação voltado aos professores responsáveis por grupos em visitas. Destaca o resultado da aplicação de questionário de avaliação e percepção voltado para professores em contexto de visita com suas turmas à exposiçao temporária Insetos Ilustrados. A análise é orientada sob o ângulo das pesquisas de abordagem qualitativa, sobressaltando uma mirada interpretativa e compreensiva dos fenômenos. Dialoga com a produção de conhecimento no campo da educação museal, sua constituição e história (Castro et al., 2020) e com os estudos de públicos em museus (Koptcke; Cazelli, 2007; Mano et. al., 2015). O texto reitera debates em torno de uma educação museal que contemple múltiplas dimensões, desde a concepção até a avaliação de exposições, passando por ações de pesquisa, mediação e elaboração de materiais (Costa, et al., 2018). As reflexões contribuem para olhar para as camadas presentes na condução de propostas educativas em contexto de visitas de grupos escolares em museus. O artigo considera a importância da sistematização, registro e avaliação em educação museal. Conclui que a articulação de equipes multidisciplinares, a construção de propostas educativas e a escuta dos visitantes são condições para seguir aperfeiçoando os saberes museais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5829_TB557_29102025163908.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OZIAS DE JESUS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "OZIAS SOARES"
    "autor_email" => "oziasfiocruz@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125024
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 557
    "inscrito_id" => 5829
    "titulo" => "UMA PERSPECTIVA DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSEAL: SOBRE INSTRUMENTOS E PROPOSTAS EDUCATIVAS EM EXPOSIÇÕES DE MUSEUS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O artigo integra um conjunto de ações de investigação sobre práticas educativas no contexto da educação museal em museus de temática de ciências. Leva em conta uma experiência ocorrida na exposição Insetos Ilustrados, do Museu da Vida Fiocruz, mirando nas ações de mediação, elaboração de proposta educativa e aplicação de um instrumento de avaliação voltado aos professores responsáveis por grupos em visitas. Destaca o resultado da aplicação de questionário de avaliação e percepção voltado para professores em contexto de visita com suas turmas à exposiçao temporária Insetos Ilustrados. A análise é orientada sob o ângulo das pesquisas de abordagem qualitativa, sobressaltando uma mirada interpretativa e compreensiva dos fenômenos. Dialoga com a produção de conhecimento no campo da educação museal, sua constituição e história (Castro et al., 2020) e com os estudos de públicos em museus (Koptcke; Cazelli, 2007; Mano et. al., 2015). O texto reitera debates em torno de uma educação museal que contemple múltiplas dimensões, desde a concepção até a avaliação de exposições, passando por ações de pesquisa, mediação e elaboração de materiais (Costa, et al., 2018). As reflexões contribuem para olhar para as camadas presentes na condução de propostas educativas em contexto de visitas de grupos escolares em museus. O artigo considera a importância da sistematização, registro e avaliação em educação museal. Conclui que a articulação de equipes multidisciplinares, a construção de propostas educativas e a escuta dos visitantes são condições para seguir aperfeiçoando os saberes museais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5829_TB557_29102025163908.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OZIAS DE JESUS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "OZIAS SOARES"
    "autor_email" => "oziasfiocruz@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo integra um conjunto de ações de investigação sobre práticas educativas no contexto da educação museal em museus de temática de ciências. Leva em conta uma experiência ocorrida na exposição Insetos Ilustrados, do Museu da Vida Fiocruz, mirando nas ações de mediação, elaboração de proposta educativa e aplicação de um instrumento de avaliação voltado aos professores responsáveis por grupos em visitas. Destaca o resultado da aplicação de questionário de avaliação e percepção voltado para professores em contexto de visita com suas turmas à exposiçao temporária Insetos Ilustrados. A análise é orientada sob o ângulo das pesquisas de abordagem qualitativa, sobressaltando uma mirada interpretativa e compreensiva dos fenômenos. Dialoga com a produção de conhecimento no campo da educação museal, sua constituição e história (Castro et al., 2020) e com os estudos de públicos em museus (Koptcke; Cazelli, 2007; Mano et. al., 2015). O texto reitera debates em torno de uma educação museal que contemple múltiplas dimensões, desde a concepção até a avaliação de exposições, passando por ações de pesquisa, mediação e elaboração de materiais (Costa, et al., 2018). As reflexões contribuem para olhar para as camadas presentes na condução de propostas educativas em contexto de visitas de grupos escolares em museus. O artigo considera a importância da sistematização, registro e avaliação em educação museal. Conclui que a articulação de equipes multidisciplinares, a construção de propostas educativas e a escuta dos visitantes são condições para seguir aperfeiçoando os saberes museais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.