Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ETNOMATEMÁTICA E O MULTICULTURALISMO COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126306
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3203
    "inscrito_id" => 1725
    "titulo" => "A ETNOMATEMÁTICA E O MULTICULTURALISMO COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A pluralidade étnica no mundo resulta em diversas formas de saber-fazer matemático, vinculadas a diferentes contextos socioculturais. Para Diogenes (2022), é necessário conceber a Matemática como uma ciência que reconhece os saberes da comunidade e conecta o conhecimento escolar ao conhecimento empírico. Sob essa perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar como as pesquisas sobre o ensino de Matemática, fundamentadas nos conceitos de Multiculturalismo e Etnomatemática, evidenciam a valorização dos saberes culturais, bem como suas contribuições para a prática pedagógica. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como qualitativa, de natureza básica, exploratória e bibliográfica (Gil, 2023). As obras analisadas foram selecionadas em plataformas como Google Acadêmico, Scielo e repositórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abrangendo capítulos de livros, artigos e dissertações. Dentre as pesquisas analisadas, quando referem-se à Etnomatemática, a principal referência é Ubiratan D’Ambrósio, para o qual a Etnomatemática busca dar sentido ao saber-fazer das culturas, abordando as maneiras distintas de se fazer matemática. No campo do Multiculturalismo, Vera Candau destaca-se como referência, propondo o reconhecimento e a valorização das matrizes históricas e culturais do Brasil, além da necessidade de conhecermos a cultura para a formação de identidades. As pesquisas apontam que a Etnomatemática contribui para a construção de práticas que reconheçam e celebrem as diversidades culturais, evidenciam seu potencial no desvelamento de saberes marginalizados e na promoção de debates e reflexões sobre as histórias de vida. Além disso, os autores dos trabalhos analisados destacam os processos de aprendizagem não formalizados, validados pela experiência humana ao longo da história e inerentes às suas práticas culturais. Desse modo, a abordagem multiculturalista e a etnomatemática orientam professores para atuarem como agentes de transformação e os preparam para enfrentar desafios de uma sala de aula diversificada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1725_TB3203_30102025185045.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA PEREIRA DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA SANTANA"
    "autor_email" => "scpereira1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126306
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3203
    "inscrito_id" => 1725
    "titulo" => "A ETNOMATEMÁTICA E O MULTICULTURALISMO COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A pluralidade étnica no mundo resulta em diversas formas de saber-fazer matemático, vinculadas a diferentes contextos socioculturais. Para Diogenes (2022), é necessário conceber a Matemática como uma ciência que reconhece os saberes da comunidade e conecta o conhecimento escolar ao conhecimento empírico. Sob essa perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar como as pesquisas sobre o ensino de Matemática, fundamentadas nos conceitos de Multiculturalismo e Etnomatemática, evidenciam a valorização dos saberes culturais, bem como suas contribuições para a prática pedagógica. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como qualitativa, de natureza básica, exploratória e bibliográfica (Gil, 2023). As obras analisadas foram selecionadas em plataformas como Google Acadêmico, Scielo e repositórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abrangendo capítulos de livros, artigos e dissertações. Dentre as pesquisas analisadas, quando referem-se à Etnomatemática, a principal referência é Ubiratan D’Ambrósio, para o qual a Etnomatemática busca dar sentido ao saber-fazer das culturas, abordando as maneiras distintas de se fazer matemática. No campo do Multiculturalismo, Vera Candau destaca-se como referência, propondo o reconhecimento e a valorização das matrizes históricas e culturais do Brasil, além da necessidade de conhecermos a cultura para a formação de identidades. As pesquisas apontam que a Etnomatemática contribui para a construção de práticas que reconheçam e celebrem as diversidades culturais, evidenciam seu potencial no desvelamento de saberes marginalizados e na promoção de debates e reflexões sobre as histórias de vida. Além disso, os autores dos trabalhos analisados destacam os processos de aprendizagem não formalizados, validados pela experiência humana ao longo da história e inerentes às suas práticas culturais. Desse modo, a abordagem multiculturalista e a etnomatemática orientam professores para atuarem como agentes de transformação e os preparam para enfrentar desafios de uma sala de aula diversificada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1725_TB3203_30102025185045.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA PEREIRA DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA SANTANA"
    "autor_email" => "scpereira1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pluralidade étnica no mundo resulta em diversas formas de saber-fazer matemático, vinculadas a diferentes contextos socioculturais. Para Diogenes (2022), é necessário conceber a Matemática como uma ciência que reconhece os saberes da comunidade e conecta o conhecimento escolar ao conhecimento empírico. Sob essa perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar como as pesquisas sobre o ensino de Matemática, fundamentadas nos conceitos de Multiculturalismo e Etnomatemática, evidenciam a valorização dos saberes culturais, bem como suas contribuições para a prática pedagógica. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como qualitativa, de natureza básica, exploratória e bibliográfica (Gil, 2023). As obras analisadas foram selecionadas em plataformas como Google Acadêmico, Scielo e repositórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abrangendo capítulos de livros, artigos e dissertações. Dentre as pesquisas analisadas, quando referem-se à Etnomatemática, a principal referência é Ubiratan D’Ambrósio, para o qual a Etnomatemática busca dar sentido ao saber-fazer das culturas, abordando as maneiras distintas de se fazer matemática. No campo do Multiculturalismo, Vera Candau destaca-se como referência, propondo o reconhecimento e a valorização das matrizes históricas e culturais do Brasil, além da necessidade de conhecermos a cultura para a formação de identidades. As pesquisas apontam que a Etnomatemática contribui para a construção de práticas que reconheçam e celebrem as diversidades culturais, evidenciam seu potencial no desvelamento de saberes marginalizados e na promoção de debates e reflexões sobre as histórias de vida. Além disso, os autores dos trabalhos analisados destacam os processos de aprendizagem não formalizados, validados pela experiência humana ao longo da história e inerentes às suas práticas culturais. Desse modo, a abordagem multiculturalista e a etnomatemática orientam professores para atuarem como agentes de transformação e os preparam para enfrentar desafios de uma sala de aula diversificada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.