A ETNOMATEMÁTICA E O MULTICULTURALISMO COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126306 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3203 "inscrito_id" => 1725 "titulo" => "A ETNOMATEMÁTICA E O MULTICULTURALISMO COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "A pluralidade étnica no mundo resulta em diversas formas de saber-fazer matemático, vinculadas a diferentes contextos socioculturais. Para Diogenes (2022), é necessário conceber a Matemática como uma ciência que reconhece os saberes da comunidade e conecta o conhecimento escolar ao conhecimento empírico. Sob essa perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar como as pesquisas sobre o ensino de Matemática, fundamentadas nos conceitos de Multiculturalismo e Etnomatemática, evidenciam a valorização dos saberes culturais, bem como suas contribuições para a prática pedagógica. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como qualitativa, de natureza básica, exploratória e bibliográfica (Gil, 2023). As obras analisadas foram selecionadas em plataformas como Google Acadêmico, Scielo e repositórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abrangendo capítulos de livros, artigos e dissertações. Dentre as pesquisas analisadas, quando referem-se à Etnomatemática, a principal referência é Ubiratan D’Ambrósio, para o qual a Etnomatemática busca dar sentido ao saber-fazer das culturas, abordando as maneiras distintas de se fazer matemática. No campo do Multiculturalismo, Vera Candau destaca-se como referência, propondo o reconhecimento e a valorização das matrizes históricas e culturais do Brasil, além da necessidade de conhecermos a cultura para a formação de identidades. As pesquisas apontam que a Etnomatemática contribui para a construção de práticas que reconheçam e celebrem as diversidades culturais, evidenciam seu potencial no desvelamento de saberes marginalizados e na promoção de debates e reflexões sobre as histórias de vida. Além disso, os autores dos trabalhos analisados destacam os processos de aprendizagem não formalizados, validados pela experiência humana ao longo da história e inerentes às suas práticas culturais. Desse modo, a abordagem multiculturalista e a etnomatemática orientam professores para atuarem como agentes de transformação e os preparam para enfrentar desafios de uma sala de aula diversificada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1725_TB3203_30102025185045.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA PEREIRA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "JÚLIA SANTANA" "autor_email" => "scpereira1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126306 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3203 "inscrito_id" => 1725 "titulo" => "A ETNOMATEMÁTICA E O MULTICULTURALISMO COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "A pluralidade étnica no mundo resulta em diversas formas de saber-fazer matemático, vinculadas a diferentes contextos socioculturais. Para Diogenes (2022), é necessário conceber a Matemática como uma ciência que reconhece os saberes da comunidade e conecta o conhecimento escolar ao conhecimento empírico. Sob essa perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar como as pesquisas sobre o ensino de Matemática, fundamentadas nos conceitos de Multiculturalismo e Etnomatemática, evidenciam a valorização dos saberes culturais, bem como suas contribuições para a prática pedagógica. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como qualitativa, de natureza básica, exploratória e bibliográfica (Gil, 2023). As obras analisadas foram selecionadas em plataformas como Google Acadêmico, Scielo e repositórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abrangendo capítulos de livros, artigos e dissertações. Dentre as pesquisas analisadas, quando referem-se à Etnomatemática, a principal referência é Ubiratan D’Ambrósio, para o qual a Etnomatemática busca dar sentido ao saber-fazer das culturas, abordando as maneiras distintas de se fazer matemática. No campo do Multiculturalismo, Vera Candau destaca-se como referência, propondo o reconhecimento e a valorização das matrizes históricas e culturais do Brasil, além da necessidade de conhecermos a cultura para a formação de identidades. As pesquisas apontam que a Etnomatemática contribui para a construção de práticas que reconheçam e celebrem as diversidades culturais, evidenciam seu potencial no desvelamento de saberes marginalizados e na promoção de debates e reflexões sobre as histórias de vida. Além disso, os autores dos trabalhos analisados destacam os processos de aprendizagem não formalizados, validados pela experiência humana ao longo da história e inerentes às suas práticas culturais. Desse modo, a abordagem multiculturalista e a etnomatemática orientam professores para atuarem como agentes de transformação e os preparam para enfrentar desafios de uma sala de aula diversificada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1725_TB3203_30102025185045.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA PEREIRA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "JÚLIA SANTANA" "autor_email" => "scpereira1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }