PROJETOS SOCIOEDUCATIVOS NA ESCOLA PÚBLICA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126353 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3321 "inscrito_id" => 8622 "titulo" => "PROJETOS SOCIOEDUCATIVOS NA ESCOLA PÚBLICA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES" "resumo" => "O presente trabalho investiga a relevância dos projetos socioeducativos na escola pública, considerando-os como ferramentas essenciais para o desenvolvimento educacional, social e humano dos estudantes. A pesquisa foi conduzida em um Centro de Referência Integral de Ensino (CRIE), localizado no município de Abreu e Lima–PE, com foco nos projetos Vulcões e Viagens (UFPE) e Mamulengando nas Escolas. O estudo busca compreender de que forma essas iniciativas impactam o desempenho acadêmico, a construção da identidade cultural dos alunos e o seu envolvimento com a escola. Além disso, objetiva-se identificar os benefícios dessas ações para a comunidade escolar em sua totalidade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico e na aplicação de questionários direcionados a professores e estudantes, permitindo analisar suas percepções e experiências, além de analisar o nível de engajamento e participação dos estudantes nas atividades propostas pelo projeto. Os dados obtidos revelam que os projetos ampliam o acesso ao conhecimento, despertam o interesse acadêmico e reforçam a identidade cultural dos alunos. Observou-se também um efeito positivo no engajamento escolar, no desenvolvimento de competências socioemocionais e na aproximação entre a escola e a comunidade. Conclui-se que os projetos socioeducativos investigados promovem uma aprendizagem significativa e uma educação mais inclusiva, dinâmica e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8622_TB3321_30102025232403.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY JÚLIA CÂMARA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "EMILLY CÂMARA" "autor_email" => "emilly.jlima@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126353 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3321 "inscrito_id" => 8622 "titulo" => "PROJETOS SOCIOEDUCATIVOS NA ESCOLA PÚBLICA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES" "resumo" => "O presente trabalho investiga a relevância dos projetos socioeducativos na escola pública, considerando-os como ferramentas essenciais para o desenvolvimento educacional, social e humano dos estudantes. A pesquisa foi conduzida em um Centro de Referência Integral de Ensino (CRIE), localizado no município de Abreu e Lima–PE, com foco nos projetos Vulcões e Viagens (UFPE) e Mamulengando nas Escolas. O estudo busca compreender de que forma essas iniciativas impactam o desempenho acadêmico, a construção da identidade cultural dos alunos e o seu envolvimento com a escola. Além disso, objetiva-se identificar os benefícios dessas ações para a comunidade escolar em sua totalidade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico e na aplicação de questionários direcionados a professores e estudantes, permitindo analisar suas percepções e experiências, além de analisar o nível de engajamento e participação dos estudantes nas atividades propostas pelo projeto. Os dados obtidos revelam que os projetos ampliam o acesso ao conhecimento, despertam o interesse acadêmico e reforçam a identidade cultural dos alunos. Observou-se também um efeito positivo no engajamento escolar, no desenvolvimento de competências socioemocionais e na aproximação entre a escola e a comunidade. Conclui-se que os projetos socioeducativos investigados promovem uma aprendizagem significativa e uma educação mais inclusiva, dinâmica e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8622_TB3321_30102025232403.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY JÚLIA CÂMARA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "EMILLY CÂMARA" "autor_email" => "emilly.jlima@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }