Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETOS SOCIOEDUCATIVOS NA ESCOLA PÚBLICA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho investiga a relevância dos projetos socioeducativos na escola pública, considerando-os como ferramentas essenciais para o desenvolvimento educacional, social e humano dos estudantes. A pesquisa foi conduzida em um Centro de Referência Integral de Ensino (CRIE), localizado no município de Abreu e Lima–PE, com foco nos projetos Vulcões e Viagens (UFPE) e Mamulengando nas Escolas. O estudo busca compreender de que forma essas iniciativas impactam o desempenho acadêmico, a construção da identidade cultural dos alunos e o seu envolvimento com a escola. Além disso, objetiva-se identificar os benefícios dessas ações para a comunidade escolar em sua totalidade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico e na aplicação de questionários direcionados a professores e estudantes, permitindo analisar suas percepções e experiências, além de analisar o nível de engajamento e participação dos estudantes nas atividades propostas pelo projeto. Os dados obtidos revelam que os projetos ampliam o acesso ao conhecimento, despertam o interesse acadêmico e reforçam a identidade cultural dos alunos. Observou-se também um efeito positivo no engajamento escolar, no desenvolvimento de competências socioemocionais e na aproximação entre a escola e a comunidade. Conclui-se que os projetos socioeducativos investigados promovem uma aprendizagem significativa e uma educação mais inclusiva, dinâmica e transformadora.

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